• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 18 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

2023 foi um ano ruim para a imprensa e a mídia. 2024 pode ser ainda pior

Relatório do Instituto Reuters aponta redução do tráfego gerado por redes sociais para sites de jornalismo

Redação por Redação
17/01/2024
em Carreira, Empresas, Notícias
A A

LEIA TAMBÉM

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

China, UE e Argentina suspendem importações de carne de frango do Brasil após surto de gripe aviária

Por Chris Stokel-Walker.

A indústria de mídia encerrou 2023 em péssimas condições, com uma série de demissões que resultaram na perda de emprego de mais de 20 mil profissionais. O que os próximos 12 meses reservam para o jornalismo e o setor em geral?

Todos os anos, o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, divulga suas previsões para o próximo ano, cortesia do pesquisador associado Nic Newman.

A previsão de Newman, baseada em uma pesquisa com 314 líderes de mídia de 56 países, não é muito otimista. Aqui estão algumas das principais tendências e previsões, baseadas nas respostas dos entrevistados na pesquisa:

  • Colapso no tráfego via redes sociais

Várias organizações de mídia saíram do X/Twitter, devido a incertezas sobre o futuro da plataforma sob a propriedade de Elon Musk. Quando a NPR (National Public Radio, rede pública de emissoras de rádio dos EUA) saiu do X em abril de 2023, viu uma diminuição de um ponto percentual no tráfego para seu site.

Dados coletados pelo Instituto Reuters por meio do Chartbeat sugerem que a indústria de mídia em geral sofreu um impacto mais significativo: as referências de tráfego do X/Twitter caíram 27% no ano passado, enquanto o tráfego do Facebook caiu 48%.

“O grande temor é que o tráfego de busca pode ser o próximo, à medida que os resultados alimentados por IA fornecem respostas diretamente na interface, em vez de oferecer links para sites de notícias“, escreve Newman.

  • Receitas de IA não vão salvar o jornalismo

O The New York Times entrou com um processo contra a OpenAI por supostamente violar seus direitos autorais ao usar material de origem jornalística para treinar seus grandes modelos de linguagem.

Mas a verdade é que os editores acham que as receitas provenientes da concessão de direitos a empresas de inteligência artificial para usar legalmente seus dados para treinamento não serão a tábua de salvação que alguns esperam.

Cerca de metade dos líderes de mídia questionados pelo Instituto Reuters acham que haverá “muito pouco” dinheiro para os publishers que fazem acordos de licenciamento com plataformas de IA. Segundo o The Information, a OpenAI está oferecendo quantias tão baixas quanto US$1 milhão por ano pelos dados. Ou seja, os editores podem estar certos.

  • Empresas de mídia vão apostar suas fichas na Meta

Embora o tráfego do Facebook tenha caído em 2023, os veículos de jornalismo ainda estão interessados em abraçar outras oportunidades oferecidas pela Meta (empresa-mãe do Facebook) para conectar audiências ao seu trabalho.

O tempo e o esforço que os editores estão deixando de empregar no X/Twitter e no Facebook serão investidos no WhatsApp e no Instagram, graças à decisão da Meta de abrir canais de transmissão para os editores.

  • Assinaturas vão se tornar mais comuns

Barreiras de pagamento (os chamados paywalls) que muitos veículos colocam para monetizar seu conteúdo são uma fonte importante de receita à medida que outros métodos de financiamento do jornalismo dão pouco resultado.

Oito em cada 10 entrevistados para a pesquisa acreditam que o paywall é importante. No entanto, menos da metade diz estar confiante nas perspectivas do jornalismo em 2024, e um em cada oito é totalmente pessimista em relação ao futuro.

Fonte: Fast Company Brasil.

Tags: JornalismoMídiaReuters
Anterior

Lula anuncia ministério do Empreendedorismo

Próximo

Schneider Electric é reconhecida como líder em inovação para gestão sustentável de energia em pesquisa da Verdantix

Redação

Redação

Leia também

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital
Legislação

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

por Thaïs Grandisoli

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem, em 15 de maio, um...

Leia maisDetails
China, UE e Argentina suspendem importações de carne de frango do Brasil após surto de gripe aviária

China, UE e Argentina suspendem importações de carne de frango do Brasil após surto de gripe aviária

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Próximo
Schneider Electric é reconhecida como líder em inovação para gestão sustentável de energia em pesquisa da Verdantix

Schneider Electric é reconhecida como líder em inovação para gestão sustentável de energia em pesquisa da Verdantix

10 lições de CEOs sobre reputação corporativa na era do ativismo

10 lições de CEOs sobre reputação corporativa na era do ativismo

Rússia e Coreia do Norte cada vez mais próximas

Rússia e Coreia do Norte cada vez mais próximas

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.