• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 9 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
05/06/2025
em Carreira, Tecnologia
A A
Imagem: Štefan Štefančík

Imagem: Štefan Štefančík

LEIA TAMBÉM

Cursos.io revela as 6 habilidades mais procuradas no LinkedIn em 2025

Brasileiros lideram otimismo e confiança no uso da Inteligência Artificial (IA), aponta LinkedIn

No meio de uma revolução tecnológica e de uma enorme demanda por inovação, um grande obstáculo persiste: a escassez de profissionais qualificados no setor de tecnologia. De acordo com um relatório produzido pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem um déficit de 530 mil profissionais da área e, anualmente, apenas 53 mil profissionais se formam.

Essa realidade não é exclusiva do Brasil; a escassez de talentos em tecnologia é um desafio global que impacta empresas de diversos setores. É o que evidencia outro estudo, agora da global ManpowerGroup, que entrevistou 40 mil empregadores de 40 países e revelou que, a cada quatro empresários, três enfrentam dificuldades em encontrar o profissional ideal. As áreas mais afetadas incluem justamente Tecnologia da Informação e Dados, com 39% dos casos. Em segundo lugar está a área de Atendimento ao Cliente (29%), seguida do Marketing e Vendas (21%).

A boa notícia é que, se por um lado as empresas correm contra o tempo para preencher vagas essenciais, por outro surgem soluções estratégicas, como as consultorias de recrutamento, especializadas em suprir essa lacuna. Elas ganham cada vez mais relevância nesse cenário, oferecendo expertise e agilidade no recrutamento de profissionais qualificados.

Um desses exemplos é a curitibana Koud, especializada no recrutamento de profissionais de tecnologia, que viu sua demanda crescer mais de 200%, somente no último ano.

“O mercado é dinâmico, e a capacidade de uma consultoria se adaptar e oferecer serviços de qualidade em tempo hábil é o que realmente faz a diferença. Empresas que atuam com seriedade e estruturam bem o atendimento ao cliente ganham relevância e se destacam no mercado”, explica Frederico Sieck, CEO da Koud, que possui presença em mais de seis países e atende a empresas de diferentes portes e necessidades.

Segundo Sieck, a terceirização ajuda a reduzir o tempo de contratação, permite uma flexibilidade em relação ao número de profissionais e proporciona a agilidade necessária para o mercado dinâmico de hoje. “Isso também possibilita que as empresas ajustem suas equipes conforme a demanda, sem sobrecarregar suas operações com profissionais ociosos”, afirma.

Porém, o grande desafio vai além de apenas preencher vagas com profissionais qualificados, como conta o especialista. Além de encontrar apenas um perfil altamente qualificado tecnicamente, é preciso verificar como esse profissional irá integrar a cultura da empresa e se adaptar ao trabalho em equipe. “É aí que está a eficiência de uma boa empresa de recrutamento: não apenas encontrar o talento certo, mas também garantir que ele se encaixe perfeitamente no ambiente da empresa”, completa.

E Sieck conclui: “À medida que o mercado de tecnologia continua a crescer e se expandir, consultorias especializadas se tornam determinantes para o sucesso das empresas, contribuindo para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.”

Tags: Tech
Anterior

Dia Mundial do Meio Ambiente – Reflexões para o Brasil

Próximo

Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Cursos.io revela as 6 habilidades mais procuradas no LinkedIn em 2025
Carreira

Cursos.io revela as 6 habilidades mais procuradas no LinkedIn em 2025

por João Pedro Camargo Corenciuc

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as habilidades práticas se tornam o principal diferencial para profissionais. Dados...

Leia maisDetails
LinkedIn doa R$2,5 milhões para organizações brasileiras que combatem a desigualdade econômica

Brasileiros lideram otimismo e confiança no uso da Inteligência Artificial (IA), aponta LinkedIn

Hughes do Brasil incentiva mentoria para mulheres periféricas para fortalecer liderança feminina

Hughes do Brasil incentiva mentoria para mulheres periféricas para fortalecer liderança feminina

         LIGANDO OS PONTOS

         LIGANDO OS PONTOS

Sem filhos, Armani deixa plano sucessório sólido

Sem filhos, Armani deixa plano sucessório sólido

André Vasconcellos é o novo embaixador da OLITEF 2025, olimpíada nacional de educação financeira para estudantes

André Vasconcellos é o novo embaixador da OLITEF 2025, olimpíada nacional de educação financeira para estudantes

Próximo
Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

Governo federal anuncia novas medidas para apoiar MEIs

Governo federal anuncia novas medidas para apoiar MEIs

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.