A 3M (MMM), multinacional americana conhecida por produtos como fitas adesivas e Post-its, divulgou nesta terça-feira (21) seu balanço do terceiro trimestre de 2025, apresentando um cenário misto, mas com indicativos de melhora que agradaram o mercado.
O lucro líquido da companhia no período foi de US$ 834 milhões, o que representa uma queda de 39% em relação ao ganho apurado no mesmo trimestre do ano anterior. No entanto, o desempenho foi mais favorável ao se observar os resultados ajustados.
A receita líquida de US$ 6,52 bilhões, com crescimento anual de 3,5%, também ficou acima do consenso. Isso sugere que as iniciativas da 3M para impulsionar as vendas e o preço dos produtos estão surtindo efeito, compensando a demanda mais lenta em alguns setores ou regiões.
O lucro por ação (LPA) ajustado da 3M atingiu US$ 2,19, superando o consenso dos analistas consultados pela FactSet, que projetavam US$ 2,07. A receita líquida também veio acima das expectativas, somando US$ 6,52 bilhões, um crescimento anual de 3,5% e superior à projeção de US$ 6,25 bilhões da FactSet.
Diante do desempenho trimestral, a 3M demonstrou confiança e elevou seu guidance (projeção) para o lucro ajustado por ação de 2025, passando a estimar uma faixa de US$ 7,95 a US$ 8,05. A previsão anterior era mais conservadora, entre US$ 7,75 e US$ 8.
O aumento no piso e no teto da projeção sugere que a administração da 3M tem maior confiança na capacidade da empresa de manter o momentum operacional e de gestão de custos na reta final do ano, mesmo diante de um cenário macroeconômico global desafiador.
O desempenho no terceiro trimestre, caracterizado pela superação das expectativas de LPA ajustado e receita, reforça a visão de que a 3M está conseguindo focar em eficiência e rentabilidade em suas diversas unidades de negócio, o que resultou na valorização de 2,5% da ação no pré-mercado de Nova York.