• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 14 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

4 tendências do mercado autônomo para 2024

Segundo pesquisa, autoatendimento saltará de US$ 4,88 bilhões para US$ 13,98 bilhões em sete anos

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
15/01/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Contratação de estagiários negros cresce mais de 15 vezes desde 2018, aponta levantamento da Companhia de Estágios

Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

De acordo com o estudo “Self-Checkout System Market Size”, elaborado pela Fortune Business Insights, o mercado global de autoatendimento deve crescer de US$ 4,88 bilhões em 2023 para US$ 13,98 bilhões até 2030. Neste cenário, Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, revela que a estimativa é de que, no Brasil, existam cerca de 10 mil lojas operando neste modelo de negócio e que o segmento continuará em alta. 

“As lojas autônomas não estão mais em fase de descoberta, pelo contrário, hoje, o autoatendimento já é um modelo de negócio consolidado que tende a continuar em expansão devido ao fato de o consumidor moderno valorizar a agilidade e proximidade nas compras”,  explica Córdova. 

Nesta conjuntura, o CEO do market4u, rede classificada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising como a 4ª maior microfranquia do país, lista 4 tendências do mercado autônomo para 2024. Confira:

Social Commerce como atrativo

Utilizando a internet para divulgar o modelo de negócio e ações promocionais de produtos e serviços, o market4u, que faz questão de mostrar a personalidade da empresa nas redes sociais, é prova prática de que o Social Commerce atrai a atenção de potenciais clientes. “Nossa campanha de Dia das Crianças passou das 10 milhões de visualizações em nosso Instagram e gerou grande impacto nas pesquisas pela nossa marca nos mecanismos de busca, trouxe um aumento significativo de síndicos e empresas interessados em adquirir um mercado autônomo”, conta Córdova.

Transformação de pontos de venda em pontos de experiência

De acordo com dados da Business2Community,  divulgados pela Zendesk, 59% dos clientes nunca mais farão negócios com uma empresa na qual tenham vivido uma experiência negativa de atendimento. É neste cenário que o CEO do market4u, alerta para o fato de que os consumidores atualmente buscam não somente pelo produto que está sendo adquirido, mas também por uma experiência completa. “Hoje, mais do que nunca, é necessário aprimorar a jornada de compra, de forma a proporcionar uma experiência excelente, ao ponto de criar um laço emocional com o consumidor”, comenta Córdova.

Layout personalizado

Conforme o relatório “CX Trends 2023”, elaborado pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem experiências do cliente fluídas, personalizadas e integradas. Neste aspecto, Córdova afirma que um ambiente customizado, organizado e completo é muito mais atrativo para o cliente. “Quando oferecemos espaços singularizados, os clientes passam mais tempo nele, se tornam promotores do modelo de negócio no ambiente em que está instalado. Desta forma, diminui-se o número de furtos e também a taxa de manutenção de equipamentos”, explica o executivo.

Consolidação em ambientes corporativos

Desde o fim da pandemia, as empresas têm enfrentado dificuldades para a volta do trabalho presencial. De acordo com uma pesquisa efetuada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros trocariam de emprego pelo home office. Neste cenário, as corporações têm buscado cada vez mais benefícios considerados diferenciais atrativos e estão enxergando os mercados autônomos como alternativa.

Tags: MarketMercadoTendências
Anterior

CRAS Brasil lidera exportação brasileira de óleo de amendoim

Próximo

Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Carreira

Contratação de estagiários negros cresce mais de 15 vezes desde 2018, aponta levantamento da Companhia de Estágios

por Fernanda Saad

O crescimento é reflexo das políticas de diversidade implementadas nos últimos anos e os setores que mais contratam atualmente são...

Leia maisDetails
Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

Cosan tem prejuízo de R$ 9,3 bilhões no 4º trimestre

Cosan capta R$ 1,43 bilhão em nova emissão de ações na B3

GreenV e Leapmotor unem forças para impulsionar o mercado dos veículos eletrificados 

GreenV e Leapmotor unem forças para impulsionar o mercado dos veículos eletrificados 

CEO do SoftBank anunciará investimento de US$ 100 bilhões nos EUA, diz CNBC

SoftBank vende participação de US$ 5,8 bilhões na Nvidia

Microsoft alcança valor recorde de mercado

Microsoft anuncia megainvestimento de US$ 10 bilhões em centro de IA

Próximo
Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

Empresa mineira apresenta software com AI inédito

Empresa mineira apresenta software com AI inédito

Atlas Renewable Energy e Votorantim Cimentos assinam contrato de aquisição de energia limpa proveniente de parque solar em Minas Gerais

Atlas Renewable Energy e Votorantim Cimentos assinam contrato de aquisição de energia limpa proveniente de parque solar em Minas Gerais

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.