Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas se veem preocupadas com as finanças, especialmente após uma temporada de gastos com presentes, festas e viagens. No entanto, é possível terminar o ano com as contas no azul e evitar que as dívidas se acumulem. “Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso e disciplina financeira”, comenta o empresário André Oliveira, CEO da CredFácil, maior rede de franquias de soluções financeiras. Para ajudar nessa tarefa, André separou cinco dicas essenciais para uma boa saúde financeira:
- Faça um balanço das suas contas
O primeiro passo é entender como está a sua situação financeira atual. Dessa forma, faça um balanço de todas as receitas e despesas do ano. Assim, poderá identificar onde está gastando demais e onde pode economizar.
“Faça uma análise e, caso esteja endividado, veja se é possível trocar uma dívida cara por uma mais barata, como a dívida do cartão de crédito, que possui uma alta taxa de juros rotativos, por um empréstimo. O importante é avaliar os valores, prazos e as taxas de juros do novo débito, que precisa ser menor do que as dívidas atuais do cartão de crédito rotativo ou cheque especial”, aponta o CEO da CredFácil.
- Estabeleça metas financeiras
Após compreender as suas finanças, é hora de estabelecer metas financeiras para o fim do ano. Por exemplo, você pode se propor a pagar uma dívida, economizar para uma viagem ou investir para o futuro.
- Reduza os gastos
Uma das principais maneiras de terminar o ano com as contas no azul é reduzir os gastos. Para tal, você pode começar a cortar gastos supérfluos, como refeições fora de casa, delivery, compras por impulso e assinaturas de serviços que não utiliza.
- Aumente as receitas
Se você não conseguir reduzir os gastos o suficiente, pode tentar aumentar as receitas. Você pode procurar um novo emprego, fazer uma renda extra, por exemplo, vendendo produtos ou serviços online, entre outras alternativas.
- Planeje-se para o futuro
O fim do ano é um bom momento para começar a planejar o futuro financeiro. Isso pode ajudar a alcançar metas, reduzir riscos e ter mais tranquilidade. Com esse intuito, você pode utilizar serviços financeiros adequados para cada objetivo, como empréstimos para projetos de curto prazo, financiamentos para projetos de longo prazo e seguros para proteger seu patrimônio. Além disso, é importante começar a investir para a aposentadoria ou pagamento da educação dos filhos, por exemplo.
“Para concluir, é importante lembrar que o controle financeiro é um processo contínuo e que pequenas ações fazem uma grande diferença. Construindo uma maturidade financeira, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos”, finaliza Oliveira.