O setor de franchising tem crescido notoriamente no país, em todos os pontos. Quando o assunto é adesão por parte das marcas, houve um crescimento de 6,8% em 2022, quando comparado ao ano anterior, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) – no total, o país tem mais de três mil marcas franqueadoras. É um processo quase que natural, quando um negócio começa a fazer sucesso, o proprietário busca entender sobre o mercado de franquias para expandir.
“O franchising pode ser um caminho para o sucesso, desde que seja feito da maneira certa. É importante ter em mente que o processo de transformar um negócio em uma rede de franquias requer tempo, planejamento e recursos adequados”, afirma Umberto Papera Filho, CEO da Wings Company, formatadora de franquias, e responsável pela expansão de marcas como Melissa, Bob’s, Reserva e Giraffas. Estruturar o modelo de negócios, estabelecer e registrar processos operacionais, dominar o campo jurídico e definir os custos são alguns pontos essenciais para serem levados em consideração no processo de adesão ao franchising. Para isso, Papera listou cinco dicas para quem deseja expandir:
- Modelo de negócios sólido – Certifique-se de que o seu modelo de negócios atual realmente seja lucrativo, escalável e reaplicável. Esse é o primeiro passo para expandir por meio de franquias.
- Documentação e padronização – Documente todos os aspectos do seu negócio, desde processos operacionais até manuais de treinamento. É importante padronizar tudo o que for possível, pois assim a replicação se torna mais fácil.
- Consultoria jurídica – Contrate um advogado especializado em franquias para ajudá-lo a criar a documentação legal e necessária, como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia.
- Treinamento e suporte – Desenvolva um programa de treinamento abrangente para franqueados e forneça suporte contínuo. Isso é essencial para garantir o sucesso da rede.
- Marketing e Branding – Invista em Estratégias de marketing e branding para promover sua rede de franquias. Construa uma marca forte e uma estratégia de marketing eficaz para atrair franqueadores e clientes.