55% das vagas de estágio em 2023 foram preenchidas por mulheres, revela Companhia de Estágios

O levantamento aponta também que as estudantes contratadas têm em média 22 anos e, em geral, residem nas regiões Sudeste e Sul do Brasil

Divulgação

De acordo com um levantamento realizado pela Companhia de Estágios, 55% dos estudantes contratados para vagas de estágio, entre janeiro e dezembro de 2023, foram mulheres, com idade média de 22 anos. Esse percentual vem aumentando ao longo do tempo, mesmo que de forma tímida. Em 2022, o mercado de trabalho contratou 53% de estagiárias. 

“Conquistar uma vaga de estágio é, sem dúvida, uma excelente forma de iniciar a carreira e colocar em prática os aprendizados que são obtidos durante o curso de graduação. Aumentar a presença de estudantes mulheres em cargos de base como estágio é um pilar essencial para promover a equidade de gêneros e a diversidade nas empresas”, aponta Jéssica Gondim, gerente da Companhia de Estágios, líder no Brasil em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, que gerencia mais de 4 mil vagas anualmente para mais de 300 empresas no Brasil e em outros países da América Latina.

Regiane Carvalho, que entrou como estagiária na Corteva Agriscience em 2022, na área de Customer Service, é um bom exemplo sobre como é relevante oferecer programas de estágio que contribuam com a diversidade de gêneros nas organizações. “Fiquei muito feliz em ser aprovada no processo seletivo e me senti muito acolhida ao ser recebida por uma liderança feminina. Senti um espaço aberto para conversas e trocas, já que histórias de vida e experiências diferentes contribuem para o trabalho e a sociedade. Eu nunca tinha feito parte de uma empresa que engajasse tanto o tema da diversidade. Tudo isso despertou minha vontade de continuar trabalhando na companhia”, comenta. Nove meses depois, em abril de 2023, Regiane foi efetivada na Corteva como Representante de Atendimento ao Cliente.  

Entre as estudantes que conquistaram uma vaga de estágio no mercado de trabalho em 2023, 58% se auto identificam como brancas e 38% pretas ou pardas, e residem principalmente na região Sudeste, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em seguida, os estados que mais contrataram estudantes do sexo feminino são Rio Grande do Sul e Paraná, ambos na região Sul.

Sair da versão mobile