Em celebração ao Dia da Apreciação da IA (16 de julho), a Coursera, uma das principais plataformas globais de aprendizado online, divulgou dados que confirmam o crescente e expressivo interesse do Brasil no campo da inteligência artificial. O país já ultrapassou a marca de 170 mil matrículas em cursos de IA Generativa, contribuindo para uma média global de 12 novas matrículas por minuto.
Desde o lançamento do ChatGPT, há menos de três anos, os estudantes brasileiros dedicaram mais de 204 mil horas de estudo em GenAI na Coursera, o equivalente a 23 anos de aprendizado contínuo. Esse engajamento coloca o Brasil na sétima posição no ranking global de horas de estudo, demonstrando um forte compromisso com a qualificação profissional na era da inteligência artificial.
Apesar da alta demanda, 97% das matrículas em cursos de GenAI no Brasil estão no nível iniciante, o que revela uma grande oportunidade para apoiar o avanço das habilidades dos alunos. A geração millennial (Y) lidera a adoção da GenAI no país, com 56% das matrículas, seguida pela geração X (25%), geração Z (14%) e, por fim, os boomers (3%).
A Coursera também observou uma diminuição na diferença de gênero, com a participação feminina nas matrículas crescendo 5% em relação ao ano anterior. No entanto, os homens ainda representam 65% do total de inscritos.
Para ampliar o acesso ao conhecimento, a Coursera tem utilizado a própria IA Generativa para traduzir mais de 5.500 cursos e 65 Certificados Profissionais para 26 idiomas. No Brasil, mais de 2.700 alunos se inscreveram em mais de 6.900 cursos traduzidos, que apresentam taxas de conclusão mais altas e são finalizados quase 25% mais rapidamente.
Além disso, 16 mil alunos brasileiros utilizaram o recurso de dublagem com inteligência artificial, disponível em português do Brasil, acumulando mais de 71 mil horas de aprendizado com narração em seu idioma nativo.
“No Brasil, os alunos estão recorrendo à educação em GenAI à medida que a transformação digital se acelera em setores que vão das finanças à agricultura e aos serviços públicos”, afirma Zac Rule, vice-presidente de vendas corporativas da Coursera. “O Dia da Apreciação da IA é uma oportunidade para reconhecer essa ambição e reafirmar nosso compromisso em ampliar o acesso a um aprendizado de qualidade, com o suporte da inteligência artificial. Por meio de parcerias com líderes do setor, estamos capacitando ainda mais brasileiros a desenvolver as habilidades necessárias para prosperar em uma economia impulsionada pela IA.”
O catálogo de IA Generativa (GenAI) da Coursera agora conta com mais de 925 cursos focados em capacitar alunos globalmente com habilidades essenciais em IA. Dentre as novidades, destacam-se:
- Dois novos certificados da AWS:
- AWS Generative AI Applications: Ideal para criar soluções de IA para problemas de negócios reais usando ferramentas AWS, como Bedrock e Partyrock, sem a necessidade de conhecimento técnico prévio.
- AWS Generative AI for Developers: Para quem busca construir, implementar e otimizar aplicativos, agentes e bases de conhecimento GenAI com Amazon Bedrock.
- Dois novos certificados da Microsoft:
- Microsoft AI Product Manager: Um certificado de nível de entrada para adquirir habilidades essenciais, desde pesquisa de mercado e UX até estratégia e gestão do ciclo de vida do produto.
- Microsoft 365 with Generative AI: Focado em aumentar a produtividade com o Copilot, gerando insights de dados, designs inteligentes e comunicações otimizadas.
- Generative AI Leader (Google Cloud): Para líderes que desejam ir além do básico e transformar organizações com fluxos de trabalho GenAI e agentes de IA, preparando-se para a certificação da Google Cloud.
- IBM RAG and Agentic AI: Um avanço na carreira em IA, desenvolvendo aplicativos RAG, multimodais e com IA de agentes usando as ferramentas mais recentes, como LangChain e CrewAI.
- Snowflake Generative AI: Para criar e otimizar aplicativos GenAI usando Snowflake e Streamlit, desbloqueando insights de dados em tempo real com RAG.