7 práticas de ESG implementadas pela LWSA para um futuro mais sustentável e equitativo
Com base em relatório anual, gigante da tecnologia apresenta ações de responsabilidade ambiental, social e de governança que impactarão o cenário empresarial nos próximos anos
São Paulo, dezembro de 2023 – No cenário empresarial atual, as práticas ESG emergem como uma força transformadora, delineando um novo paradigma para a condução dos negócios. Enquanto o mundo enfrenta desafios ambientais urgentes, questões sociais prementes e a necessidade imperiosa de governança transparente, as companhias são chamadas a desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e equitativo. No entanto, enquanto 61% das marcas enxergam o tema como uma estratégia de negócio, segundo a BDO Brasil, um estudo de Oxford aponta que 75% dos profissionais de RH acreditam que seus locais de trabalho negligenciam a sustentabilidade ambiental e o bem-estar nas companhias.
Para Fernando Cirne, CEO da LWSA, ecossistema de soluções digitais completas, muitas empresas do país ainda estão descobrindo o tema e discutindo internamente a melhor forma de colocá-lo em prática. Com o objetivo de ajudar os negócios do país a incluírem essas ações em suas estratégias, a companhia apresenta o Relatório Anual de ESG, referente a todas as operações realizadas no ciclo de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
“Como empresa do setor de tecnologia em um mercado emergente, estamos dispostos a participar ativamente da expansão do debate a partir de quatro pilares: Cuidado com o colaborador, em que estão envolvidos temas como saúde, diversidade, inclusão, desenvolvimento profissional e benefícios para a qualidade de vida dos nossos profissionais; Ambiental, com esforços em relação ao mapeamento e mitigação de nossos impactos ambientais; Social, com a formação técnica e a empregabilidade de pessoas com mais de quarenta anos e ampliação aos trabalhos na frente de investimento social privado, que alcançou cerca de 4500 pessoas por meio de doações e ações sociais. Por fim, no pilar de Governança Corporativa, o destaque está na somatória da conduta de cada funcionário, que reforça nosso compromisso com o público envolvido, assim como nosso guia de condutas constantemente atualizado”, afirma o CEO.
Os pontos trabalhados pela LWSA estão diretamente ligados aos 10 Princípios do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tendo foco nos seguintes ODS prioritários: educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; consumo e produção responsáveis. Com isso, a companhia revela 7 práticas de ESG que se destacaram no relatório para um futuro mais sustentável e equitativo no universo corporativo do país. Confira:
- Inclusão e diversidade: Criação de comitês para aumentar a representatividade do mercado
Como a área da tecnologia ainda possui pouca representatividade, as empresas que compõem a LWSA têm o compromisso de contribuir para a mudança da realidade. Portanto, desde 2019, há um comitê exclusivo para trabalhar o tema no grupo. Com rodas de conversa, podcasts e treinamentos, que ocorrem em sete frentes, a companhia foi reconhecida em grandes prêmios, como Índice Teva Mulheres na Liderança® (LWSA- 52° posição), GPTW Mulher (LWSA- 27° posição) e GPTW Étnico-racial (KingHost – 19° posição e LWSA- 23° posição).
- Iniciativas que promovem o empreendedorismo nas comunidades locais
Pensando no impacto direto ou indireto que causa na sociedade, a companhia entende que apoio ao empreendedorismo é uma forma de contribuir para economia do país e das famílias, alinhando ações ao propósito de “fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.” Entre os destaques está a plataforma voltada a conectar profissionais de tecnologia com os clientes PMEs (pequenos e médios empreendedores), que necessitam de apoio com serviços de internet , intitulada de “Profissionais de Internet”. Há também a Escola de E-commerce, um portal de conteúdos gratuitos para PMEs com mais de 2 mil artigos e 500 mil acessos mensais, e o Conexão KingHost, um evento online e totalmente gratuito, feito para empreendedores e autônomos evoluírem na internet. Além disso, foram lançados diversos materiais educativos de marketing digital e tecnologia, assim como uma atualização inédita do curso “Criador de Sites: aprenda a fazer um site você mesmo”.
- Investimento na gestão de colaboradores
Os programas de desenvolvimento interno, plataformas de avaliação e criação de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), além de contratações internas e acompanhamento muito próximo dos gestores com as equipes, assim como o bem-estar dos colaboradores são prioridades. Entre os exemplos de como a LWSA investe em desenvolvimento é possível citar os programas de Trainee, Estágio e Jovem Aprendiz.
- Ética e Governança nos negócios
Ética e a Governança Corporativa são temas de grande atenção no dia a dia, com foco na criação de mecanismos de garantia para que os administradores e controladores atuem em consonância com as expectativas da sociedade. Neste sentido, a meta de Governança Corporativa da LWSA é realizar um mapeamento de fornecedores, terceirizados e prestadores de serviço autônomos na cadeia de abastecimento, para garantir que não apoia práticas que não estão de acordo com o Código de Ética e Conduta, política de Responsabilidade Socioambiental e/ou Direitos Humanos. Em seguida, farão o mesmo com clientes Enterprise, que têm um processo de governança mais estruturado para rastrear dados de legalidade jurídica, trabalhista e atuação socioambiental. A expectativa é que até 2030 tenha um acompanhamento ainda mais ativo de toda cadeia, que irá além da obrigatoriedade para todos os stakeholder.
- Gestão de energia
Em empresas do segmento de tecnologia, o consumo de energia é geralmente o que mais onera recursos naturais. Na LWSA, isso ocorre pela necessidade do do Data Center se manter sempre ativo e muito bem refrigerado. Ao longo dos anos, no entanto, as tecnologias foram aprimoradas e há o objetivo de se tornar uma companhia carbono neutro, visando mitigar as mudanças climáticas, demonstrar a responsabilidade corporativa e estar em compliance com regulações e normativas futuras.
- Segurança, privacidade do cliente e gestão da informação
A regulamentação nacional evoluiu bastante e a LWSA está em compliance com as normas mais atuais. A área de Segurança da Informação possui cinco departamentos: GRC (Governança, Risco e Compliance), Engenharia de Segurança, Red Team (Segurança Ofensiva), Blue Team (Segurança Defensiva) e SOC (Centro de Operações de Segurança), que trabalham em conjunto para garantir a proteção dos dados ativos de informação e a prevenção de incidentes cibernéticos.
Além disso, pensando nos direitos dos titulares previstos na LGPD – acesso, retificação, cancelamento e oposição, há compromisso com o controle de dados dos indivíduos. Por meio do Programa de Conformidade de Proteção de Dados, ativo em todas as empresas LWSA, a operação segue os padrões regulatórios em termos de privacidade e proteção de dados. Para garantir as previsões legais, bem como os direitos dos titulares, há um canal exclusivo para atender às solicitações.
- Preservação ambiental
A valorização da biodiversidade é um dos focos da companhia. Há uma área verde nativa de 40 mil metros no espaço da sede da LWSA e foi feita a integração de considerações sustentáveis para as necessidades do data center. As ações em prol da diminuição do consumo de recursos naturais também estão presentes em grandes mudanças como na reestruturação do sistema de refrigeração e em ações do dia a dia como redução de copos plásticos.
O projeto “Me lave, não me leve”, foi uma iniciativa de sustentabilidade dos jovens aprendizes da Vindi para contribuir com a saúde do planeta. Em novembro de 2022, foram distribuídas 100 canecas entre os escritórios de Marília e São Paulo, com isso, foi eliminado o uso de copos descartáveis. Com essa ação, foi possível eliminar o uso de aproximadamente 3.000 copos por mês. Outras unidades, como a Bling, também não utilizam copos plásticos.
Daqui para frente
Conforme o CEO, Fernando Cirne, o compromisso com o crescimento da operação e adoção de práticas que impactem positivamente a comunidade é constante. “Renovamos o compromisso de manter o mercado e a sociedade informados sobre os avanços de nossas iniciativas e das nossas metas, materializando nossa cultura de transparência e incentivando outros agentes a também contribuírem com essa agenda indispensável”, conclui.
Sobre a empresa
A LWSA é um ecossistema de soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios. É uma companhia que disponibiliza portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente. Já com as soluções de e-Commerce, oferece uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento. Por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, leva a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes. A LWSA conta com quase 4 mil funcionários, e cerca de 600 mil clientes.
Foto: Arquivo editorial