Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 81% adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes. Em 2022, eram 74%. Os brasileiros têm adotado ações relacionadas à conservação do meio ambiente no dia a dia, embora ainda haja espaço para expansão do consumo sustentável.
Nos últimos seis meses, observou-se um comprometimento significativo com práticas sustentáveis entre os entrevistados. Os resultados revelam que 73% das pessoas evitaram desperdício de água sempre, enquanto 17% o fizeram na maioria das vezes, totalizando 90% de adesão. No que diz respeito à economia de energia, 69% afirmaram evitar desperdício sempre, e 20% o fizeram na maioria das vezes, alcançando uma taxa de 89% de participação.
Além disso, destaca-se o esforço em reutilização, onde 52% dos participantes afirmaram reutilizar água sempre, e 22% o fizeram na maioria das vezes, somando 74%. A separação de lixo para reciclagem apresentou uma taxa de 47% sempre e 18% na maioria das vezes, totalizando 65%. Quanto ao reaproveitamento de embalagens, 45% reutilizaram ou reaproveitaram embalagens sempre, enquanto 25% o fizeram na maioria das vezes, atingindo uma adesão de 60%.
“Todos temos de fazer a nossa parte: governo, sociedade e setor produtivo juntos, no que cabe a cada um para viabilizar a descarbonização da economia. Temos de entrar em um ciclo virtuoso para impulsionar o país para uma economia mais sustentável e alinhada à conservação do planeta e à promoção do bem-estar social”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A pesquisa ouviu 2.021 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2023.