No mundo empresarial contemporâneo, a busca pela equidade de gêneros ainda é uma luta constante; Uma das áreas em que essa batalha é particularmente mais evidente, é no acesso das mulheres a cargos de liderança nas empresas.
Apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, as mulheres ainda enfrentam uma série de desafios e obstáculos ao tentar conquistar posições de destaque no mundo corporativo. Os estereótipos de gênero ainda persistem de maneira arraigada na sociedade e nas organizações. Muitas vezes, são impostas expectativas diferentes para homens e mulheres em termos de comportamento, habilidades e ambições profissionais.
Isso demonstra, segundo a pesquisa anual “Mulheres no Local de Trabalho”, conduzida pela McKinsey em parceria com a LeanIn.org, que a verdadeira paridade de gênero permanece fora do alcance para mulheres em cargos de média gestão, impedindo-as de avançarem para a primeira posição de liderança. Esse é um desafio crucial que os conselhos de administração e líderes empresariais devem enfrentar.
De acordo com a empresária de tecnologia Cristina Boner, esses estereótipos podem levar a preconceitos inconscientes por parte dos colegas de trabalho, gestores e recrutadores, dificultando a ascensão das mulheres a cargos de liderança.
“Apesar de serem os avanços bem perceptíveis, eles ainda são bastante frágeis e acompanhados por desigualdades salariais e de tarefas de modo bastante persistente. Mesmo que as pesquisas apontam o sucesso das empresas que têm mulheres na liderança, os estereótipos ainda faz com que as mulheres tenham muito menos acesso aos cargos de média gestão, que permitiria que elas alcançassem, num próximo passo, os cargos de liderança maior no ambiente corporativo – isso é o “degrau quebrado””, explica Cristina Boner.
Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a verdadeira equidade de gênero no mundo corporativo, mas à medida em que mais atenção é dada a essas questões e mais medidas são adotadas para abordá-las, há esperança de que as mulheres possam superar os obstáculos e alcançar seu pleno potencial como líderes nas empresas.