Por Bruno Carone, CEO do Férias & Co, primeiro benefício de viagens do mundo.
Uma pesquisa da consultoria Think Work revelou que 75% das empresas perderam grandes talentos no momento da contratação devido ao pacote de benefícios ofertados. Sendo assim, algumas instituições estão inovando na hora de oferecer melhorias ao time, é o que aponta um estudo da Robert Half, que revela que 40% das empresas brasileiras realizaram mudanças nos pacotes de incentivos ao longo do ano passado.
Sem dúvidas, estes números revelam que os colaboradores estão cada vez mais buscando um local de trabalho que preze o bem-estar e a qualidade de vida. Felizmente, algumas empresas estão conscientizadas sobre essa importância e estão mudando a forma de olhar para seus times, deixando de lado aquele modelo de trabalho mais antigo, que acreditava que um aumento de salário era o suficiente para fazer seus colaboradores mais felizes.
Gostaria de ressaltar que, na hora de escolher os benefícios, o RH deve investir em algo que traga significado para a vida dos colaboradores, garantindo mais motivação, melhorias tanto na saúde mental quanto na física, e consequentemente, gere aumento da produtividade. Afinal, isso é resultado de um ambiente de trabalho mais agradável, com redução de absenteísmo e turnover. Com isso, além de a empresa colher melhores resultados, estará criando vantagens competitivas perante outras companhias consideradas concorrentes.
Mas algumas ações são importantes para que estes benefícios não sejam algo aleatório. Sendo assim, gostaria de trazer três pontos importantes para auxiliar o RH na hora desta escolha.
O primeiro deles é a estratégia. Recentemente, uma pesquisa da Betterfly revelou que 67% dos colaboradores das empresas afirmam que o pacote de benefícios ofertados não estão de acordo com suas necessidades. Sendo assim, é importante que a empresa tenha em mente que um benefício corporativo faz mais sentido quando ele pode ser desfrutado pela maior parte da equipe, independentemente do cargo que cada um ocupe. Então, escolha com estratégia. Tenho visto o quanto o benefício de viagens está ganhando espaço entre as instituições. Um levantamento em nosso Linkedin e Instagram e de alguns parceiros nossos revelou que mais de 70% das pessoas, que são colaboradoras de diversas empresas, preferem o benefício de viagens ao invés de outros incentivos. O resultado disso são os grandes players de diversos segmentos aderindo a esse modelo de negócio.
O segundo é a análise dos custos. É indispensável avaliar o impacto financeiro do benefício na operação e também o quanto essa nova oferta vai gerar de trabalho para a equipe de RH, que é uma área naturalmente sobrecarregada. Então, sempre que possível, opte por firmar parceria com um fornecedor que seja capaz de fazer a gestão do benefício.
O terceiro é o retorno financeiro. Quando uma empresa oferece transporte fretado aos colaboradores, ela contribui para que essas pessoas cheguem ao trabalho menos estressadas. Ao oferecer pacote de viagens, a companhia incentiva os profissionais a realmente relaxar nas férias, o que garante uma mente mais descansada para retornar ao trabalho.
Por fim, gostaria de frisar que as iniciativas diferenciadas são importantes neste novo cenário corporativo. Sendo assim, é indispensável que os gestores despertem cada vez mais para implantar este tipo de novidades nas empresas. Vale a pena!
Sobre o Férias & Co.
O Férias & Co. é o primeiro benefício de viagens do mundo a oferecer a liberdade de escolha para os colaboradores das empresas que se preocupam e investem na saúde mental e qualidade de vida do time, pois incentiva os momentos de descanso e lazer, proporcionando maior bem-estar.
Visando impactar a produtividade e contribuir com o engajamento, a solução oferece um portal exclusivo e customizado, onde os colaboradores podem escolher quando, onde e com quem ir viajar, já que encontram milhares de opções de hospedagens e passagens aéreas para conhecer diversos lugares espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Além do benefício de viagens, o Férias & Co. proporciona às empresas a escolha de premiarem os colaboradores com créditos de viagens, seja como uma forma de incentivo, reconhecimento ou até mesmo para comemorar datas especiais. Neste caso, a empresa define o valor da premiação, que pode cobrir total ou parcialmente os custos da viagem do colaborador.