• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Pilar sustentável é a nova estratégia dos altos executivos

ESG está presente nas estratégias de 80% dos executivos entrevistados

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
20/05/2024
em ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

COP30: Cidades precisam liderar ação climática, diz especialista

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

A consultoria global Roland Berger, realizou uma pesquisa com mais de 40 empresas nacionais e internacionais que atuam no Brasil para avaliar a percepção de executivos C-Level, da alta liderança e demais colaboradores em relação à evolução da agenda ESG no país e verificar qual o nível de importância dado para adoção de práticas corporativas mais sustentáveis dentro da estratégia do negócio.

O estudo “Panorama da Sustentabilidade no Brasil” revela que quase metade das empresas (46%) investem menos de 1% de sua receita em ações de sustentabilidade. Aproximadamente um terço (36%) destina entre 1% e 5% do faturamento e apenas uma minoria – 18% – dedica mais de 5% do faturamento.

“É possível observar um contraste entre a compreensão da importância do investimento sustentável e a ação efetiva nessa direção. Esse é um ponto que precisa ser atacado com urgência, pois as empresas têm um papel fundamental no combate às mudanças climáticas”, afirma Pedro Guimarães, presidente da Roland Berger.

A pesquisa, que destaca a indústria como o setor mais proativo em investimentos sustentáveis, também evidencia uma discrepância entre a alta liderança e os demais funcionários em termos de percepção sobre a importância da sustentabilidade. Apenas 42% dos funcionários veem o tema como central, o que aponta para uma oportunidade de melhoria no envolvimento e comunicação interna dentro das empresas.

De acordo com Guilherme Issa, diretor responsável pela pesquisa feita pela Roland Berger, isso pode ser explicado pela falta de aplicação do tema no dia a dia e a falta de conexão entre metas e incentivos. “Tratam a sustentabilidade com a mesma ambição, quantificação e pragmatismo de outros projetos. Para reverter esse quadro, é necessário que a área tenha objetivos e incentivos próprios, com uma comunicação clara das metas na divulgação dos resultados”, avalia Issa.

Entre os benefícios esperados a partir do investimento na área, o fortalecimento da reputação da marca é apontado por 77% dos entrevistados, seguido por aumentar a confiança dos investidores (41%), garantir preferência do consumidor (38%) e promover a inovação (36%). Garantir a disponibilidade de recursos (23%), buscar redução de custos (21%) e aumentar a resiliência frente à nova legislação (20%) não chegam a um terço das respostas, o que mostra que a maior parte dos entrevistados ainda não enxergam a importância estratégica da sustentabilidade para promover uma melhora nos indicadores financeiros da companhia.

Tags: ESGGovernançaMeio AmbienteSustentabilidade
Anterior

Abril foi 3º melhor mês em volume de carne bovina exportada

Próximo

Busca por crédito despenca 26% em março 

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

COP30: Cidades precisam liderar ação climática, diz especialista
ESG

COP30: Cidades precisam liderar ação climática, diz especialista

por Thaïs Grandisoli

Com a proximidade da COP30 — Conferência da ONU sobre mudanças climáticas — que será sediada no Brasil em 2025,...

Leia maisDetails
Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships e prevê expansão da marca

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Próximo
Busca por crédito despenca 26% em março 

Busca por crédito despenca 26% em março 

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.