A unidade de computação em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services, está em negociações com a Itália para investir bilhões de euros na expansão de seus negócios de data center no país. Esse movimento faz parte do esforço da gigante da tecnologia para aumentar sua oferta de nuvem na Europa, segundo quatro fontes familiarizadas com o assunto.
As discussões sobre o tamanho e a localização do investimento estão em andamento. Uma das fontes mencionou que a AWS está considerando expandir seu site atual em Milão ou construir um novo.
A AWS lançou sua primeira região de nuvem na Itália em 2020, como parte de um plano para investir 2 bilhões de euros (2,2 bilhões de dólares) até 2029. Entre seus clientes no país estão a montadora de luxo Ferrari e a seguradora Assicurazioni Generali, conforme destacado em seu site.
A empresa revelou recentemente um investimento de 15,7 bilhões de euros em data centers na região nordeste de Aragão, na Espanha, substituindo um plano anterior de 10 anos anunciado em 2021, que previa 2,5 bilhões de euros para o país. De acordo com uma das fontes, o investimento da AWS na Itália seria de bilhões de euros, mas pode não atingir a mesma escala de seus planos para a Espanha.
A Alphabet, que fechou um acordo histórico em 2020 para fornecer serviços em nuvem ao maior banco da Itália, Intesa Sanpaolo (ISP.MI), investiu 1 bilhão de euros na Itália para estabelecer as duas regiões de nuvem das quais a Intesa depende.
A Microsoft anunciou há um ano que estava lançando sua primeira região de nuvem na Itália, como parte de um plano de investimento de US$ 1,5 bilhão anunciado em 2020.