O Inter assinou um contrato para adquirir 50% do capital social da Granito Instituição de Pagamento por R$ 110 milhões, conforme comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (28). O contrato de aquisição foi firmado com o Banco BMG, que detinha a outra metade da empresa. Com esta operação, o Inter passa a deter 100% da empresa de maquininhas de cartão.
A operação está alinhada com a estratégia do banco digital de aproveitar o crescimento do mercado de pequenas e médias empresas e, por meio da combinação de tecnologia, oferecer soluções mais completas para os clientes, segundo o comunicado.
A Granito foi fundada em 2015, inicialmente com o nome “Pago Cartões”, com o objetivo de democratizar o acesso aos meios eletrônicos de pagamento. Em 2018, a empresa foi adquirida pelo BMG, que posteriormente mudou seu nome. Dois anos depois, a participação na empresa foi dividida, com 45% para o BMG, 45% para o Inter e 10% para os fundadores.
Na divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2024, o Inter reportou um lucro de R$ 195 milhões, representando um aumento de 705,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a base de clientes cresceu para 31 milhões, dos quais 17,4 milhões são ativos.