A Confederação Nacional da Indústria, divulgou nesta terça´feira, 24, uma pesquisa apontando que para 53% da população brasileira acima de 16 anos, a economia vai melhorar nos próximos seis meses.
A percepção varia conforme a região. No Nordeste, 32% afirmam que o desempenho da economia está ótimo ou bom e 30% ruim ou péssima. No Norte e Centro-Oeste, o percentual de quem assinalou ótima ou boa caiu para 23% e a avaliação de que está ruim ou péssima sobe para 44% dos entrevistados. No Sudeste, 20% marcaram ótima ou boa e 39% assinalaram ruim ou péssima. O Sul tem a pior percepção: a avaliação de 18% da população é de que a economia está ótima ou boa e 43% afirmam perceber a economia como ruim ou péssima.
Segundo a CNI, esse otimismo sobre o futuro pode estar associado com a percepção de melhora da situação econômica em comparação com períodos passados. Para 45% dos entrevistados, a situação econômica atual está melhor que a situação econômica dos últimos seis meses.
A pesquisa também aponta que 49% dos brasileiros entendem que o nível de preços dos produtos consumidos aumentou nos últimos seis meses e, para 45%, o nível de preços desses produtos aumentará nos próximos seis meses.
A percepção de aumento da pobreza na região e nos ambientes em que 32% dos entrevistados frequentam se expandiu nos últimos seis meses, permaneceu igual para 49% dos brasileiros e caiu 26%. Para os próximos seis meses, 29% dos brasileiros afirmam que a pobreza ao seu redor vai aumentar e outros 29%, o mesmo percentual, acreditam que a pobreza será menor.