O 21.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade, intitulado “Brasil em Movimento: Conectividade e Transição Energética Rumo à Sustentabilidade“, será realizado em Curitiba pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina. O evento, destinado a engenheiros, executivos, profissionais da área da mobilidade, estudantes e entusiastas, visa discutir o futuro da mobilidade.
“O Fórum abordará as principais tendências, desafios e oportunidades relacionados à transição tecnológica e sua interface com a conectividade, ressaltando como estas perspectivas podem ajudar a moldar uma mobilidade sustentável. Este ano, além de proporcionar experiências reais aos participantes do evento, o evento vai ampliar o escopo de sua programação com novas áreas temáticas” relata o diretor regional da SAE BRASIL PR/SC, Renato Faria.
O evento irá analisar tendências tecnológicas e inovações envolvendo fontes de energia renováveis, a eletrificação e hibridização do powertrain, o uso de biocombustíveis, a evolução dos motores, e a combustão em especial para veículos comerciais e fora de estrada. Além de um espaço para uma discussão sobre os caminhos que promovem a aproximação entre os princípios de sustentabilidade e as necessidades da mobilidade do futuro.
A partir desta motivação central serão debatidas estratégias, regulamentações e melhores práticas de mitigação de impactos ambientais no setor. Isso inclui a redução de emissões de gases poluentes, avanços em eficiência energética, a adoção de práticas de design sustentável e o impacto da reciclagem de produtos no ciclo de uso.
O encontro será realizado no Centro de Eventos FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento contará com mais de 40 convidados, entre palestrantes e moderadores, distribuídos em 10 painéis que abordarão diversas temáticas, como eletrificação, descarbonização, sustentabilidade, economia circular, profissional do futuro, agricultura, entre outras. Interessados podem se inscrever pelo site da SAE BRASIL, aproveitando valores promocionais até o dia 15 de julho.