Segundo comunicado enviado ao mercado na sexta-feira (5), o Itaú Unibanco promoveu Gabriel Amado de Moura como seu novo Chief Financial Officer (CFO). Ele assumirá a posição de diretor de finanças da holding em substituição ao atual CFO, Alexsandro Broedel Lopes.
Segundo comunicado do banco, Lopes está deixando a organização para “assumir desafios fora do país”. Ele estava no banco desde 2012 e, como CFO, desde 2020. Já Moura, ingressou no Itaú Unibanco em 2000 e está no Itaú Chile desde 2016, onde atuou como diretor financeiro até 2019 e, em 2020, se tornou o presidente-executivo da unidade chilena.
Haverá mudanças no Comitê Executivo, já que o novo CFO assumirá o lugar de Broedel. Este comitê é a instância mais elevada do banco, e é formada por 13 profissionais e liderada pelo CEO, Milton Maluhy Filho.
O processo de transição tem início de imediato e, de acordo com o banco, deve ser finalizado em 1º de outubro. O atual CEO do banco Itaú no Uruguai, André Carvalho Whyte Gailey, assumirá o posto de Moura, enquanto Agustin Tafernaberry Elorza ficará no comando das operações no Uruguai, de acordo com o comunicado.
“A escolha de Gabriel, que está no Itaú desde 2000 e é sócio desde 2011, é vista por nós como uma continuidade. Não esperamos nenhuma ruptura em relação à estratégia atual do banco”, avaliou a XP em uma breve análise sobre a nomeação do novo CFO.