A Fundação Ellen MacArthur lançou uma nova iniciativa para promover a circularidade no setor da moda. Denominado Fashion ReModel, o projeto visa estimular o uso de matérias-primas recicladas, evitando a confecção de novas peças e a utilização de materiais virgens.
Em colaboração com líderes da indústria da moda, que vão desde empresas de alta costura até marcas populares, a Fundação Ellen MacArthur busca discutir soluções para implementar modelos de reparo, aluguel, revenda e refabricação a partir de peças já existentes.
O plano de orientação técnica contou com a consulta de mais de 150 organizações do setor de vestuário, incluindo marcas, ONGs e acadêmicos. De acordo com Guilherme Suertegaray, gerente de relacionamento com empresas na América Latina da Fundação Ellen MacArthur, as companhias que aceitarem o desafio de incorporar a circularidade em sua estratégia corporativa receberão apoio da Fundação.
“Vamos contribuir auxiliando as empresas com conhecimento, expertise e fazendo conexões com outros negócios que estão nesse mesmo processo, para que os participantes avancem e obtenham resultados,” conta Guilherme Suertegaray.
Um grupo de referência técnica também foi criado, reunindo especialistas em setores como finanças, cadeia de suprimentos, tecnologia e marketing. Esses especialistas estarão disponíveis para consultas, ajudando os participantes a superar barreiras e avançar na implementação de modelos de moda circular.
De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, o potencial econômico do mercado global de moda circular pode atingir 23% até 2030, representando uma oportunidade de US$ 700 bilhões. Atualmente, a circularidade representa apenas 3,5% do mercado global de vestuário.
Até agora, oito empresas já aceitaram incorporar a circularidade em suas estratégias: H&M Group, Primark, Arc’teryx, ARKET, COS, Weekday, Reformation e Zalando. Empresas brasileiras interessadas em se juntar ao grupo podem acessar informações pelo site da Fundação Ellen MacArthur.
*Com informações da EXAME