As tendências observadas no número de vínculos empregatícios de cada área e de cada segmento que compõem a Indústria Criativa sugerem, claramente, modificações estruturais nas relações de trabalho, não somente dentro das áreas criativas, como também da economia como um todo. Emergem novas formas de interação com os consumidores e novas experiências de criação, formatação e distribuição de produtos, em linha com inovações tecnológicas e mudanças de preferências foram observadas nos últimos anos.
Em termos práticos, os vínculos nas áreas de Consumo e Tecnologia crescem a taxas robustas, enquanto os vínculos nas áreas de Cultura e Mídia apresentam quedas relevantes. Tais movimentos são reflexos diretos da forma como a digitalização de processos e ascensão de novas tecnologias impactam os modelos operacionais das empresas, modificando suas estruturas de demanda no mercado de trabalho e provocando possíveis migrações intersetoriais de trabalhadores. São novos tempos que demandam flexibilidade e adaptação, de empregadores e de colaboradores.
Diante deste cenário em constante mutação, torna-se interessante avaliar quais ocupações associadas à Indústria Criativa mais cresceram, no período entre 2017 e 2020, e a magnitude desta expansão.
Por meio de uma análise mais detalhada dos vínculos empregatícios, é possível responder, com maior propriedade, a questões associadas à dinâmica de cada segmento: Quais as ocupações mais relevantes para a expansão dos segmentos que observaram crescimento no número de vínculos? E, mais ainda, há vínculos que se destacam positivamente dentro dos segmentos que registraram contração no agregado?
Quando se consideram os vínculos ocupacionais criativos que mais cresceram no período considerado, fica evidente uma concentração da expansão nas áreas de Consumo e Tecnologia. Dentre as dez ocupações criativas com maior variação absoluta, todas elas pertencem a uma destas áreas, com cinco em cada uma delas. Na área de Consumo, a concentração é ainda maior, com representantes apenas dos segmentos de Publicidade & Marketing e Design. Já na área de Tecnologia, ao menos uma ocupação, de cada um dos três segmentos que o compõem, está presente.
Conheça as 10 profissões com maiores variações absolutas em números de vínculos por ocupação criativa: