A Nokia anunciou que foi escolhida pela Tim Brasil para expandir a cobertura de sua rede móvel 5G em 15 estados brasileiros, com início previsto para janeiro de 2025. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), a empresa finlandesa destacou que o acordo permitirá levar conectividade segura e de alta velocidade a uma população maior, além de ajudar empresas locais a digitalizar suas operações. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.
“A parceria com a Tim Brasil ampliará o número de municípios com acesso ao 5G, trazendo os benefícios de uma conectividade segura e de ultra-alta velocidade para uma população mais ampla,” afirmou a Nokia em nota. “Essa expansão também permitirá que empresas nessas regiões digitalizem suas operações, promovendo a inovação e impulsionando o crescimento econômico,” acrescentou.
O acordo inclui a utilização pela TIM do sistema de gerenciamento inteligente de redes MantaRay, da Nokia, que incorpora Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o monitoramento da rede móvel. Além disso, a Nokia fornecerá à TIM serviços como implantação e integração digital, otimização de rede e suporte técnico.
No final de julho, durante uma conferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre, seguida de uma entrevista coletiva, a TIM informou que estava reestruturando sua cadeia de fornecedores para redes 5G, indicando que passaria a integrar tecnologias da Nokia e da Huawei em sua infraestrutura.
Na ocasião, Marco Di Costanzo, CTO da TIM, afirmou que essa decisão traria benefícios econômicos para a operadora. Agora, com o contrato firmado com a Nokia, ele destaca que o acordo “beneficiará indústrias e consumidores com novos serviços, solidificando a posição da TIM como líder do 5G no Brasil, com base no número de sites.”
Na manhã desta segunda-feira, as ações da Nokia subiram 1,3% na Bolsa de Helsinque.