Conforme aponta a Sondagem do Comércio realizada pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), no terceiro trimestre de 2023, o comércio brasileiro obteve 15,1% de sua receita total de vendas por meio de canais digitais, como sites, aplicativos, e-mails e outras ferramentas. Esse percentual representa a maior participação do comércio online desde o segundo trimestre de 2021, quando atingiu 21,2% em um cenário influenciado pelas restrições à operação de lojas físicas durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, esses apps transformam cada interação em uma oportunidade de reforçar a lealdade do cliente, permitindo que a experiência de compra seja mais do que uma simples transação. “Quando uma pessoa baixa o aplicativo da marca, ela já fez um esforço extra e mostra que quer passar um tempo com aquela empresa, o que facilita a fidelização por meio dessas plataformas”, explica.
Na Alphacode, por exemplo, algumas empresas buscam maneiras eficazes de aplicar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente. “Inovação e estratégias digitais são uma receita que funciona quando está bem direcionada. Nesse aspecto, os aplicativos de fidelidade são, de fato, uma parte essencial para criar um vínculo de confiança entre consumidor e empresa”, completa o especialista.
Como a tecnologia apóia a fidelização
O relacionamento gerado pelos apps garante que os consumidores não apenas retornem, mas também que recomendem a marca para outras pessoas. A partir daí, a fidelização traz benefícios claros. “Além de ser mais econômico fidelizar clientes ao invés de adquirir, as empresas conseguem maior previsibilidade de fluxo de caixa e criam uma base de consumidores engajados, prontos para interagir continuamente”, diz Rafael.
Entre os formatos mais populares de programas de fidelidade estão o cashback, milhas, além de softwares e cartões de fidelização. Todas essas possibilidades compartilham o mesmo objetivo: manter o cliente satisfeito e engajado.
À medida que mais empresas adotam essas estratégias, fica claro que a fidelização é uma peça-chave para o sucesso sustentável no mercado. “A tecnologia é uma aliada fundamental para entregar uma experiência de compra personalizada e eficiente. Na Alphacode, por exemplo, temos o compromisso de criar soluções que transformem a jornada do consumidor e fortaleçam a relação com as marcas”, declara.
Uma ferramenta que se destaca nesse cenário é o AJFans, desenvolvido pela Alphacode. Com uma impressionante avaliação de 4.8 estrelas na App Store, o app oferece cupons de desconto, pontos de fidelidade e outras vantagens que estão redefinindo a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. “O segredo do sucesso desses aplicativos está, justamente, em como eles facilitam a jornada de compra e reforçam a conexão com os clientes”, finaliza.