Projeto foi desenvolvido por jovem de 24 anos
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), projetou em julho deste ano o crescimento de 3,3% no faturamento do setor em relação ao ano passado. A análise foi feita após o resultado estimado de R$ 107 bilhões no primeiro trimestre de 2024. Esse aumento destaca o interesse da população em frequentar esses ambientes – com o fim da pandemia, a tendência é que o número dispare cada vez mais.
Com o público investido, inúmeros novos estabelecimentos surgiram nas principais capitais do Brasil – se antes já havia uma certa dificuldade em avaliar locais para conhecer, agora o desafio ganhou uma nova escala. Como maneira de auxiliar, desde exploradores urbanos a frequentadores casuais, Gabriel Packer, programador de apenas 24 anos, lançou a plataforma Nightly, um guia inovador que atende as preferências do usuário através de Inteligência Artificial (IA).
“A IA oferece uma oportunidade ainda não explorada de personalização na recomendação de estabelecimentos para a vida noturna. Em meio a tantas opções, como saber quais realmente irei gostar? Não existe nenhum corte ou filtragem de qualidade para buscar um lugar para sair. Acreditamos na curadoria combinada com Inteligência Artificial para reduzir ao máximo o tempo de busca da noite perfeita, seja qual for a ocasião”, diz Gabriel.
Assim que o usuário entra no aplicativo, sua localização é utilizada para apresentar uma variedade de opções de bares e restaurantes que aparecem imediatamente. A interface intuitiva permite que já no primeiro clique o visitante interessado leia as informações do estabelecimento, além de uma pequena descrição desenvolvida pela equipe do Nightly. De acordo com Gabriel, o grande foco do app é “atender as necessidades do usuário de forma personalizada e direta”.
“Traçamos o perfil de cada usuário junto da sua interação no aplicativo para alimentar o algoritmo e prover recomendações precisas de acordo. Também recomendamos estabelecimentos que pessoas com o mesmo perfil tenham se interessado, trazendo maior variedade nas recomendações”, aponta Gabriel Packer.
Jovem programador, Gabriel sonha em resolver uma das complicações mais antigas do público que frequenta bares e restaurantes: o momento do “onde vamos hoje?”. O objetivo de criar o Nightly não é apenas para o público – de acordo com Packer, ele também será usuário do aplicativo. “É no dia-a-dia que vamos analisar o que pode ser adicionado e melhorado no aplicativo”, diz.
“Uma dificuldade que tive no começo, há mais de dois anos, foi justamente encontrar lugares ‘que valem a pena conhecer’. Sem direção nenhuma, recorri a guias e influenciadores, porém tendo sempre em mente que há um viés envolvido. Hoje, consigo confiar na pré-seleção do aplicativo e escolher de acordo com meu gosto no dia. Os próximos passos consistem em inovar cada vez mais no meio gastronômico, também ajudando estabelecimentos a faturarem mais, enquanto refinam cada vez mais sua experiência”, finaliza Gabriel.
O Nightly já está disponível para download na App Store do iPhone – o próximo passo é desenvolver uma versão para Android.