Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Luxo (Abrael), o mercado de luxo movimentou, apenas em 2022, mais de US$10 bilhões, com crescimento de 50% das vendas em comparação com anos anteriores.
Mas o que significa mercado de luxo?
O mercado de luxo é um segmento da indústria de bens de consumo que se concentra na comercialização de produtos e serviços de alta qualidade, exclusivos, e muitas vezes associados a marcas de prestígio. Esses produtos e serviços geralmente são percebidos como superiores em termos de qualidade, design, artesanato, status social e experiência geral.
Alguns exemplos de produtos de luxo incluem roupas, acessórios, joias, relógios, automóveis, eletrônicos, móveis, alimentos gourmet, vinhos, viagens de luxo, entre outros. No mercado de luxo, a ênfase é colocada na qualidade excepcional, atenção aos detalhes, exclusividade, branding e história da marca. Os preços de produtos de luxo tendem a ser significativamente mais altos do que produtos comparáveis em categorias ocasionais.
O mercado de luxo é frequentemente direcionado a um público-alvo de alto poder aquisitivo e é impulsionado por valores como exclusividade, status, desvantagens e experiências personalizadas. As marcas de luxo geralmente investem em estratégias de marketing, design, artesanato e serviços exclusivos para manter e expandir sua clientela.
Tendências do mercado de luxo no Brasil
Os principais agentes desse mercado identificaram algumas tendências que resultaram em uma maior adesão dos consumidores.
A primeira é a criação de um e-commerce, identificando o sucesso da Farfetch, marcas e shoppings de alto padrão investiram no desenvolvimento de sites que proporcionam para o cliente uma experiencia online personalizada. O público espera receber um atendimento de alta qualidade, com o mesmo nível de atenção e conforto que receberia em uma loja física. Para sanar essa necessidade, as marcas de luxo oferecem pequenas comodidades, como frete grátis, embalagens de presente customizadas e trocas gratuitas para todos os pedidos.
Outra tendência utilizada pelas principais marcas, foi a criação de Pop-Up stores, ou seja, lojas temporárias que visam oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor. Esses espaços geralmente apresentam um design criativo e diferente das lojas tradicionais, podendo ser dedicados ao lançamento de uma coleção exclusiva, a uma colaboração entre marcas diferentes ou à customização de artigos, por exemplo. O foco do mercado de luxo permanece o mesmo: oferecer exclusividade e alto valor agregado para os consumidores de alto poder aquisitivo.
A terceira tendência é o Quiet Luxury, a tendência dos milionários consiste em comprar itens absurdamente caros, mas tão sutis que somente pessoas da mesma classe percebem que são caros. Quem costuma adotar esse estilo são pessoas consideradas elegantes, discretas e que não querem se destacar por conta de excessos. Cada detalhe das roupas que seguem a tendência é importante, desde a qualidade do tecido até o seu acabamento.
4 Marcas que tem se destacado no mercado de luxo
Patbo
A Patbo é uma marca de vestuário feminino presente em mais de 80 pontos de venda e com 11 lojas próprias. Inicialmente a marca era conhecida principalmente por seus vestidos de festas elaborados e ricos em bordados manuais. Hoje, além deles, a marca possui também roupas casuais e até mesmo beachwear.
BYNV
A BYNV é uma marca brasileira de roupas femininas de luxo e foi fundada pela influencer Nati Vozza em 2012.
Antonio Bernardo
A joalheria foi criada pelo designer Antonio Bernardo no início dos anos 70. Seu marco inicial da marca brasileira de joias foi a criação de um anel de prata composto por dois aros independentes.
Vivara
Vivara é uma empresa brasileira de produção de joias. Em 2019, foi lançada na Bolsa de Valores de São Paulo com o valor de R$ 5,7 bilhões e possui mais de 17% de participação de mercado. A Vivara é uma empresa que fabrica e comercializa joias e acessórios.