Para o 2º turno em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) vão ajustar suas campanhas ao incorporar propostas de adversários do primeiro turno, com o objetivo de conquistar os eleitores desses candidatos.
Embora Pablo Marçal (PRTB) não tenha declarado apoio a nenhum dos concorrentes, Nunes mira nos eleitores do empresário. Por outro lado, Boulos busca atrair os votos da deputada Tabata Amaral (PSB), que já declarou seu apoio ao candidato do PSOL no segundo turno.
A equipe de Nunes planeja fortalecer o discurso de prosperidade e dar mais destaque ao empreendedorismo, propostas que atraíram os eleitores de Marçal no primeiro turno, especialmente aqueles interessados na abertura de negócios. Apesar de o empreendedorismo já fazer parte do plano de governo do prefeito, teve pouca visibilidade na primeira fase da campanha. Agora, a meta é reforçar iniciativas como o programa de crédito para micro e pequenas empresas e expandir o “Meu Trampo É Empreender”, que tem capacidade de atender 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.
A campanha de Nunes reconhece a necessidade de ampliar as propostas nessa área, buscando dialogar com os eleitores de Marçal que se distanciaram do discurso mais radical do empresário. O foco para atingir esses eleitores será, principalmente, pelas redes sociais, território no qual Marçal se destacou.
Já na campanha de Boulos, o empreendedorismo também ganhará mais espaço, influenciado pelas ideias de Tabata Amaral. O candidato do PSOL anunciou que vai incorporar três propostas da deputada, incluindo o programa Jovem Empreendedor, que oferece crédito para jovens entre 18 e 29 anos abrirem seus próprios negócios.
Além disso, Boulos pretende lançar um Polo Tecnológico na Zona Leste, um centro de inovação que visa conectar universidades e empresas, promovendo pesquisas e gerando empregos. Outra proposta sugerida por Tabata e acatada por Boulos é um programa de apoio para mães de crianças com autismo.