A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou o Meta AI, seu chatbot de inteligência artificial, no Brasil após realizar ajustes tecnológicos para atender às exigências da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
A solução, que já conta com quase 500 milhões de usuários ativos mensais, busca competir diretamente com o ChatGPT da OpenAI. De acordo com a Reuters, presente em 43 países e com suporte a 12 idiomas, incluindo árabe, indonésio, tailandês e vietnamita, o Meta AI está a caminho de se tornar o assistente de IA mais utilizado globalmente até o final de 2024.
Assim como no ChatGPT, o Meta AI permite consultas rápidas e recomendações a partir de perguntas e comandos no chat. Além disso, é possível criar imagens usando o Meta AI por meio do recurso “Imagine”, a partir de descrições. A tecnologia também é capaz de analisar fotos enviadas pelo usuário.
O acesso ao Meta AI pode ser feito diretamente pelo site do chatbot. Logo ao entrar, ele oferece sugestões de comandos, como “Precisa de ajuda em alguma lição?”, “Seja meu treinador fitness” ou “Crie uma lista do que levar em uma viagem”. Para a criação de imagens, é possível usar o comando “Imagine uma imagem”.
Um diferencial do Meta AI é que ele aceita comandos por voz e pode responder aos usuários com conteúdos de redes sociais, como vídeos no formato Reels do Instagram, que trazem respostas ou recomendações relacionadas ao que foi solicitado.
O chatbot da Meta será integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, o que significa que estará disponível dentro desses aplicativos. A novidade está sendo disponibilizada gradativamente para os usuários; por isso, é importante manter os apps atualizados para recebê-la.