Nessa quarta-feira, 30, a Weg vai anunciar um investimento de R$ 1,8 bilhão para a produção de baterias elétricas no Brasil. Esse investimento faz parte de projetos ligados à Missão 3 Nova Indústria Brasil (NIB), lançado em janeiro deste ano.
A NIB é uma política industrial que visa impulsionar o desenvolvimento nacional até 2033, baseada em elementos como sustentabilidade e inovação. Do total de R$ 1,6 trilhão a serem anunciados, 75% serão provenientes da iniciativa privada. O objetivo da Missão 3 é melhorar a qualidade de vida nas cidades, integrando mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento básico.
“Esse volume expressivo de investimentos demonstra o acerto do foco da Nova Indústria Brasil que, neste caso, fortalecerá a infraestrutura e a mobilidade no país, trazendo bem-estar para os cidadãos ao mesmo tempo que incentiva uma indústria inovadora”, afirma Geraldo Alckmin. “A parceria entre setor público e privado é essencial para transformar nossas cidades, com projetos que trazem desenvolvimento econômico e qualidade de vida para milhões de brasileiros”, prossegue.
A empresa brasileira de alta tecnologia junta-se a outras que já operam no Brasil com foco na expansão de veículos elétricos, como a BorgWarner, que fabrica baterias para ônibus elétricos em sua unidade de Piracicaba (SP). A venda de veículos elétricos tem mostrado crescimento nos últimos anos no Brasil, e especialistas apontam que o país possui grande potencial no setor devido às suas vastas reservas de lítio e outros minerais essenciais para a produção de baterias elétricas.
O anúncio do investimento será realizado durante uma cerimônia de “aprimoramento” da Missão 3 da Nova Indústria Brasil (NIB), iniciativa governamental voltada ao desenvolvimento do setor.
*Com informações da CNN