• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 28 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

O meio digital tem sido cada vez mais utilizado por pequenos e médios empreendedores como uma maneira prática de expandir seus negócios

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
31/10/2024
em Empresas, PME & Negócios
A A
Imagem: lookstudio

Imagem: lookstudio

LEIA TAMBÉM

Nokia atinge maior valorização em quase 10 anos após aporte da Nvidia em IA

Apple supera valor de mercado de US$ 4 trilhões 

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade criada para pequenos empresários que atuam de forma autônoma. Com esse formato, o governo oferece benefícios para aqueles que desejam iniciar sua jornada no mundo dos negócios.

Além disso, o mercado de trabalho cada vez mais digital tem impactado essa categoria de empreendedores. Segundo um levantamento da Hostinger, 40% dos MEIs no Brasil consideram a internet um caminho promissor para criar uma empresa.

Com os avanços tecnológicos e as estratégias de marketing digital, esse investimento pode resultar em benefícios para o negócio a longo prazo. No entanto, o sucesso depende de um planejamento eficiente e da atenção às tendências do setor.

Como empreender na internet?

Para aproveitar o meio digital ao empreender, o primeiro passo é estudar o mercado e definir o público-alvo do negócio. Além disso, o planejamento deve incluir uma análise financeira e das atividades que serão exploradas.

O estudo da Hostinger revela que os trabalhos freelancers e autônomos são os mais procurados para complementar a renda no Brasil. A venda de produtos ou serviços online também está entre as prioridades de quem busca um dinheiro extra para fechar o mês.

A internet tornou-se um fator central para o sucesso de empresas de diversos setores. Por isso, investir em uma plataforma rápida e de fácil acesso para os clientes oferece benefícios no mercado.

Para pequenos e médios negócios, essa estratégia é vantajosa, pois torna a divulgação mais prática para o consumidor. Na pesquisa, 65% dos profissionais afirmam criar um site com ferramentas de marketing digital para expandir seus negócios.

Como me diferenciar dos meus concorrentes na internet?

As estratégias para destacar a empresa no mercado exigem uma análise profunda das atividades dos concorrentes. O próprio Google pode ser uma ferramenta simples e prática para encontrar produtos e serviços relacionados à empresa e avaliar como são divulgados.

Nesse sentido, é importante que a empresa consolide sua imagem na internet como diferente das demais e com um serviço superior. Para agregar esse valor, a dica é implementar um marketing digital bem planejado.

Uma abordagem pode ser o ajuste dos preços, que podem ser mais atrativos sem afetar os lucros. Além disso, os produtos devem estar alinhados com as estratégias em termos de qualidade, garantindo a confiança dos clientes.

Entre os exemplos práticos, o marketing de conteúdo contribui para aumentar o tráfego orgânico do site, enquanto canais de comunicação práticos e variados facilitam o contato com os clientes.

Atualmente, aproveitar avanços como o uso da inteligência artificial pode diferenciar o negócio dos concorrentes. Dessa forma, é possível oferecer um serviço de marketing mais eficiente e direcionado ao consumidor.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital se refere a todas as estratégias voltadas para a venda de produtos ou serviços online. Com a maior parte da população conectada à internet e comprando por esse meio, o conceito está se tornando essencial para o sucesso das empresas.

Os canais utilizados nesse tipo de marketing incluem sites, blogs, redes sociais e e-mail, entre outros. Cada um deles oferece benefícios diferentes para alcançar o público-alvo. Por isso, adotar táticas variadas é uma prática comum entre os empresários.

Entre as estratégias de marketing digital mais conhecidas estão o inbound, SEO e marketing de conteúdo. Essas abordagens ajudam a melhorar a marca na internet e tornam a relação com o consumidor mais prática.

Qual é a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 40% das empresas brasileiras conseguem se manter de pé após cinco anos. Essa análise sequer leva em consideração os prejuízos causados pela pandemia de covid-19.

Com mais de 500 mil negócios analisados, o indicador também revela que empresas maiores têm mais chances de manter as atividades. Embora os dados variem conforme o setor, a taxa de sobrevivência em geral continua sendo baixa.

Por que tantas empresas fecham no Brasil?

No Brasil, há poucos incentivos para que um empreendimento consiga se manter por longos períodos, sobretudo quando precisa de um alto investimento. Os impostos também podem ser um obstáculo até chegar na fase de registro da empresa.

Além disso, a burocracia na legislação brasileira em alguns formatos coloca o país entre os mais complicados do mundo nesse aspecto. Muitos empresários ainda enfrentam gastos extras que podem variar bastante.

Para facilitar esse processo, o modelo de microempreendedor individual (MEI) ganhou espaço, com vantagens para negócios de menor porte. Ademais, o meio digital pode tornar as atividades mais práticas em diversos aspectos.

De maneira geral, uma plataforma online eficiente apresenta resultados positivos para os negócios no país. Em um futuro próximo, a expectativa é de que os empreendedores tenham melhores condições para se manter no mercado graças a essas mudanças.

Anterior

Greenwashing: confira 3 maneiras para identificar a falsa sustentabilidade nas empresas

Próximo

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Nokia fecha acordo para expansão de cobertura a partir de 2025
Empresas

Nokia atinge maior valorização em quase 10 anos após aporte da Nvidia em IA

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Nokia anunciou nesta terça-feira (28) um acordo estratégico com a fabricante de chips norte-americana Nvidia (NVDA.O), que resultará em...

Leia maisDetails
Apple adia implementação de recursos de Inteligência Artificial

Apple supera valor de mercado de US$ 4 trilhões 

XP inaugura espaço na Paraíba e reforça estratégia de expansão no Nordeste

XP inaugura espaço na Paraíba e reforça estratégia de expansão no Nordeste

Mercur é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025

Mercur é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025

Amazon da início ao Prime Day e promete render bilhões

Amazon cortará cerca de 14 mil cargos corporativos

Receita e lucro do BNP Paribas ficam aquém das projeções no 3º trimestre

Receita e lucro do BNP Paribas ficam aquém das projeções no 3º trimestre

Próximo
A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Conheça a história de Fabiola Falciano Bonadie: A força por trás do Show na Fórmula 1

Conheça a história de Fabiola Falciano Bonadie: A força por trás do Show na Fórmula 1

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.