O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade criada para pequenos empresários que atuam de forma autônoma. Com esse formato, o governo oferece benefícios para aqueles que desejam iniciar sua jornada no mundo dos negócios.
Além disso, o mercado de trabalho cada vez mais digital tem impactado essa categoria de empreendedores. Segundo um levantamento da Hostinger, 40% dos MEIs no Brasil consideram a internet um caminho promissor para criar uma empresa.
Com os avanços tecnológicos e as estratégias de marketing digital, esse investimento pode resultar em benefícios para o negócio a longo prazo. No entanto, o sucesso depende de um planejamento eficiente e da atenção às tendências do setor.
Como empreender na internet?
Para aproveitar o meio digital ao empreender, o primeiro passo é estudar o mercado e definir o público-alvo do negócio. Além disso, o planejamento deve incluir uma análise financeira e das atividades que serão exploradas.
O estudo da Hostinger revela que os trabalhos freelancers e autônomos são os mais procurados para complementar a renda no Brasil. A venda de produtos ou serviços online também está entre as prioridades de quem busca um dinheiro extra para fechar o mês.
A internet tornou-se um fator central para o sucesso de empresas de diversos setores. Por isso, investir em uma plataforma rápida e de fácil acesso para os clientes oferece benefícios no mercado.
Para pequenos e médios negócios, essa estratégia é vantajosa, pois torna a divulgação mais prática para o consumidor. Na pesquisa, 65% dos profissionais afirmam criar um site com ferramentas de marketing digital para expandir seus negócios.
Como me diferenciar dos meus concorrentes na internet?
As estratégias para destacar a empresa no mercado exigem uma análise profunda das atividades dos concorrentes. O próprio Google pode ser uma ferramenta simples e prática para encontrar produtos e serviços relacionados à empresa e avaliar como são divulgados.
Nesse sentido, é importante que a empresa consolide sua imagem na internet como diferente das demais e com um serviço superior. Para agregar esse valor, a dica é implementar um marketing digital bem planejado.
Uma abordagem pode ser o ajuste dos preços, que podem ser mais atrativos sem afetar os lucros. Além disso, os produtos devem estar alinhados com as estratégias em termos de qualidade, garantindo a confiança dos clientes.
Entre os exemplos práticos, o marketing de conteúdo contribui para aumentar o tráfego orgânico do site, enquanto canais de comunicação práticos e variados facilitam o contato com os clientes.
Atualmente, aproveitar avanços como o uso da inteligência artificial pode diferenciar o negócio dos concorrentes. Dessa forma, é possível oferecer um serviço de marketing mais eficiente e direcionado ao consumidor.
O que é Marketing Digital?
O marketing digital se refere a todas as estratégias voltadas para a venda de produtos ou serviços online. Com a maior parte da população conectada à internet e comprando por esse meio, o conceito está se tornando essencial para o sucesso das empresas.
Os canais utilizados nesse tipo de marketing incluem sites, blogs, redes sociais e e-mail, entre outros. Cada um deles oferece benefícios diferentes para alcançar o público-alvo. Por isso, adotar táticas variadas é uma prática comum entre os empresários.
Entre as estratégias de marketing digital mais conhecidas estão o inbound, SEO e marketing de conteúdo. Essas abordagens ajudam a melhorar a marca na internet e tornam a relação com o consumidor mais prática.
Qual é a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 40% das empresas brasileiras conseguem se manter de pé após cinco anos. Essa análise sequer leva em consideração os prejuízos causados pela pandemia de covid-19.
Com mais de 500 mil negócios analisados, o indicador também revela que empresas maiores têm mais chances de manter as atividades. Embora os dados variem conforme o setor, a taxa de sobrevivência em geral continua sendo baixa.
Por que tantas empresas fecham no Brasil?
No Brasil, há poucos incentivos para que um empreendimento consiga se manter por longos períodos, sobretudo quando precisa de um alto investimento. Os impostos também podem ser um obstáculo até chegar na fase de registro da empresa.
Além disso, a burocracia na legislação brasileira em alguns formatos coloca o país entre os mais complicados do mundo nesse aspecto. Muitos empresários ainda enfrentam gastos extras que podem variar bastante.
Para facilitar esse processo, o modelo de microempreendedor individual (MEI) ganhou espaço, com vantagens para negócios de menor porte. Ademais, o meio digital pode tornar as atividades mais práticas em diversos aspectos.
De maneira geral, uma plataforma online eficiente apresenta resultados positivos para os negócios no país. Em um futuro próximo, a expectativa é de que os empreendedores tenham melhores condições para se manter no mercado graças a essas mudanças.