Sou de Algodão usará crochê para celebrar os 150 anos do jeans, e LED que celebra 10 anos de marca e mostrará uma coletânea de estampas e trabalhos com artistas que fizeram parte desta trajetória. Todos os estilistas usam fios da Círculo para execução de peças, aplicando suas experiências, habilidades e criatividade para explorar diferentes texturas, estampas e composições.
Marcus Figueirêdo, diretor criativo da Depedro, traz à passarela do SPFW uma coleção que faz uma celebração ao tempo como ponto de partida, com um forte apelo sustentável. Ele resgata técnicas artesanais ancestrais, como bordados, rendas e crochês, e propõe uma nova moda que respeita e protege o planeta.
Nesta edição do SPFW, a marca apresentará 45 peças feitas com renda richelieu, renascença, bilro, crochê e patchwork, produzidas exclusivamente com matéria-prima sustentável, usando o algodão orgânico naturalmente colorido da Paraíba. As peças foram tingidas através da biopintura executada pelo povo Tapuia Tarairiú, da região Litorânea do Rio Grande do Norte. Além de serem remunerados pelo trabalho, toda renda obtida com a venda desta parte da coleção será destinada aos Tapuia Tarairiú.
Sou de Algodão
Sou de Algodão é um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Para isso, o movimento uniu em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra, desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.
Hoje, o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo. Por isso, o trabalho se baseia em divulgar tudo sobre as qualidades da nossa fibra: desde os benefícios para quem usa até o impacto positivo que ela gera em empregos, na economia e no desenvolvimento criativo e consciente da nossa moda nacional.