A pressão por aceitar todas as demandas pode gerar sobrecarga de trabalho e estresse, impactando a saúde dos colaboradores. Segundo relatório “State of the Global Workplace”, divulgado pela Gallup em 2024, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de trabalhadores que sentem mais tristeza e raiva da América Latina. Além disso, o país está em sétimo lugar quando o assunto é estresse no ambiente de trabalho.
Pensando nisso, a Save Me Teacher, plataforma especializada em cursos de inglês para o trabalho, aborda dicas sobre como recusar solicitações no ambiente corporativo de forma educada e assertiva, ajudando colaboradores a priorizar tarefas e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento saudável com a liderança. “Aprender a dizer ‘não’, de maneira educada, não só preserva a qualidade do trabalho, mas também o bem-estar do colaborador”, afirma Carla D’Elia, fundadora da Save Me Teacher e especialista em Business English.
Entre as sugestões da Save Me Teacher, estão frases que podem ser usadas em diversas situações no ambiente de trabalho, sempre com tom respeitoso e profissional. Confira quais são:
- “Unfortunately, I can’t take this on as it’s outside my current responsibilities.” – (Infelizmente, não posso assumir isso, pois está fora das minhas responsabilidades atuais.)
- “I would love to help, but I need to focus on my current priorities.” – (Eu adoraria ajudar, mas preciso me concentrar nas minhas prioridades atuais.)
- “I’m afraid this request falls outside my expertise, but I can recommend someone who might assist.” – (Receio que essa solicitação esteja fora da minha área de especialização, mas posso recomendar alguém que possa ajudar.)
Essas frases permitem que o colaborador negue a tarefa sem gerar atritos, oferecendo alternativas ou reafirmando o comprometimento com as funções principais.
Por que é importante aprender a dizer “não”?
No ambiente de trabalho, especialmente em empresas globais e multinacionais, saber recusar tarefas é importante para evitar sobrecarga e manter o equilíbrio entre as demandas profissionais. A Save Me Teacher destaca que utilizar uma linguagem educada ao dizer “não” melhora a comunicação interna e ajuda a gerenciar expectativas e priorizar as tarefas mais importantes, sem prejudicar o relacionamento com superiores.
“Aprender a recusar solicitações de forma assertiva e educada em inglês, pode evitar situações de estresse e sobrecarga, ao mesmo tempo que reforça a importância do alinhamento entre expectativas e responsabilidades. É uma habilidade essencial para profissionais de qualquer área”, explica Carla.