A BYD, maior fabricante de veículos elétricos da China, consolidou sua liderança no mercado em novembro, enquanto o maior mercado automotivo do mundo registrou o crescimento mais rápido de 2024 até agora. O desempenho reforça a posição da BYD para superar sua meta global de vendas anuais e ultrapassar marcas como Ford e Honda.
Com o mercado doméstico como principal motor de crescimento, a BYD está prestes a exceder sua meta de vendas de 4 milhões de veículos em 2024. A empresa comercializou 3,76 milhões de unidades nos primeiros 11 meses do ano, com 506.804 vendidas apenas em novembro.
Dados oficiais revelam que, até 18 de novembro, mais de 4 milhões de veículos foram trocados por meio de linhas de financiamento subsidiadas pelo governo. Sem essas trocas, o setor automotivo poderia ter registrado uma queda acumulada no ano, em vez do crescimento de 4,4% apontado por uma análise da Reuters com base nos números do mercado.
No mês passado, a participação da BYD no mercado automotivo chinês, que representa mais de 90% de suas vendas totais, era de 17,1%, acima dos 12,5% em 2023, de acordo com dados da associação de montadoras de carros da China, a CPCA.
Em comparação, as duas joint ventures da Volkswagen com a SAIC e o FAW Group obtiveram uma fatia combinada de mercado de 11% de janeiro a novembro, em comparação com 14,2% no ano passado.
Se o ritmo de vendas da BYD continuar, a empresa poderá ultrapassar a marca de 6 milhões de veículos vendidos nos próximos 12 meses. Esse desempenho colocaria a BYD no mesmo patamar de grandes grupos automotivos globais, como a General Motors e a Stellantis, segundo estimativas da Reuters baseadas nas vendas atuais das montadoras