A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou na segunda-feira um investimento de 8,5 bilhões de coroas (aproximadamente US$ 1,20 bilhão) em uma nova unidade de produção em Odense, Dinamarca, dedicada à produção de medicamentos para doenças raras. O novo local irá produzir diversos tipos de medicamentos, incluindo tratamentos para hemofilia, conforme divulgado pela empresa.
Em julho, a Novo Nordisk adquiriu um terreno de 200 acres na região, com planos de construir uma nova fábrica, embora na época não tenha revelado qual tipo de medicamento seria produzido no local. A empresa, que se tornou a mais valiosa da Europa com a popularidade de sua injeção para perda de peso, Wegovy, reforça assim sua posição no mercado de tratamentos para doenças raras.
Um porta-voz da empresa disse à Reuters que a fábrica terá capacidade para fazer “acabamento”, ou empacotamento, trabalho, mas não encherá canetas de injeção para medicamentos como Wegovy. “E por enquanto a fábrica só lidará com doenças raras”, acrescentou o porta-voz.
As obras de construção começaram e estão programadas para serem concluídas em 2027, quando a instalação deve criar 400 empregos permanentes. Durante a construção, até 1.000 funcionários externos trabalharão no local, disse a empresa.
A Novo Nordisk fez anúncios de investimentos neste ano, incluindo um aporte de US$ 4,1 bilhões para a construção de uma unidade nos Estados Unidos, que será responsável pelo preenchimento das canetas de injeção de Wegovy e Ozempic, medicamentos amplamente utilizados para perda de peso e tratamento do diabetes, respectivamente.