O período de festas de fim de ano é um dos mais movimentados e importantes para o varejo, e isso também se aplica ao comércio eletrônico. A expectativa é de que o setor encerre o quarto trimestre deste ano com um faturamento de R$ 96,3 bilhões, representando uma recuperação com alta de 15,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, após uma retração, de acordo com um levantamento da Neotrust cedido com exclusividade à CNN.
Com o movimento do Natal, a pesquisa aponta uma alta de 162,8%, só em dezembro, no faturamento médio da categoria de brinquedos.Olhando especificamente para os itens dentro deste grupo, a Neotrust destaca a alta na procura por bonecos, mini veículos, brinquedos esportivos e playgrounds.
No top 5 das maiores altas, destacam-se também as categorias de produtos de ar e ventilação (88,1%), esporte e lazer (28,9%), moda e acessórios (20,8%) e eletrodomésticos (6,3%). Dentro da categoria de eletrodomésticos, os itens com as maiores altas são freezeres (45,2%), geladeiras (27,1%), cervejeiras (20,2%) e fogões (9,8%).
Segundo um relatório da XP Investimentos, após o intenso período promocional da Black Friday, o setor de varejo iniciou o mês de dezembro com sinais de aceleração nas vendas. Dados coletados em visitas a cerca de 35 lojas em shoppings de São Paulo indicam que o lançamento de coleções completas de verão, aliado a ajustes nos preços, está impulsionando o desempenho no mês.