A ISA, a empresa de transmissão de energia elétrica com maior presença na América Latina, lança o INNDIGO, um programa estratégico de investimento em inovação e empreendedorismo com um capital de USD 130 milhões até 2030. Na iniciativa, são analisados empreendimentos ou startups de base tecnológica, de qualquer parte do mundo, que estejam em estágio avançado (séries B em diante) e que contribuam de forma tangível para acelerar a transição energética.
O programa tem dois enfoques em sua tese de investimento: potencializar a eficiência e a competitividade da transmissão de energia, a partir de soluções nas redes elétricas do futuro (flexíveis, confiáveis, resilientes e seguras); e participar em novos negócios de energia, como soluções energéticas distribuídas, armazenamento em grande escala, entre outros.
“Com o INNDIGO, respondemos ao nosso objetivo de liderar a transição energética, pois nos permite alavancar o conhecimento e a velocidade dos empreendimentos para acelerar a implementação da inovação no setor de energia, mundialmente. Com um investimento de USD 130 milhões, este programa se torna uma das apostas mais relevantes de Corporate Venture Capital (CVC) na região”, afirmou Jorge Andrés Carrillo, presidente da ISA.
Dentre os benefícios do programa estão o acesso a capital inteligente, a conexão com o mercado na América Latina, a criação de alianças estratégicas, o acesso a capacidades e experiência para crescimento de negócio, o escalonamento de tecnologias com empresas da ISA e a conexão com o mercado de investimento em energytech.
“As características de escala e velocidade exigidas na transição energética para alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa, até 2050, exigem soluções inovadoras para gerir um sistema de transmissão de energia elétrica cada vez mais complexo e aproveitar as oportunidades que essa transição trará aos líderes. Estamos convencidos de que o INNDIGO nos coloca numa posição relevante nos nossos mercados de interesse e nos permite potencializar os objetivos estratégicos da ISA”, destacou Amanda Coutinho, Líder do INNDIGO.
A criação do INNDIGO foi apoiada pela Wayra, assim como pelas áreas de inovação aberta e fundo corporativo do Grupo Telefónica Movistar, que conta com 15 anos de experiência em serviço de assessoria técnica especializada em Corporate Venture Capital (CVC as a Service).