O PagBank, banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamentos, anuncia o lançamento do Pix por aproximação em seus terminais de pagamento que possuem a tecnologia NFC e para a carteira do Google, sendo uma das primeiras adquirentes a oferecer a funcionalidade.
A novidade, já disponível nas maquininhas do banco digital, vai tornar mais eficiente e ágil a experiência de pagamento, reduzindo o tempo médio de uma transação Pix de 36 segundos para apenas 6 segundos.
Para usar a nova funcionalidade, basta ao comerciante selecionar a opção de pagamento pelo Pix na maquininha PagBank. Na sequência, o comprador habilita o pagamento por reconhecimento facial ou senha, aproxima o smartphone à maquininha, confere o valor e confirma a transação. Tudo de forma rápida e prática de acordo com regras do próprio Google e do Banco Central. Para compras acima de R$ 200, será solicitada também a senha da conta.
“Com foco em oferecer soluções práticas e eficientes às transações financeiras de nossos clientes, nos antecipamos frente a proposta do Banco Central disponibilizando ao mercado uma tecnologia inovadora e competitiva, tornando o Pix um pagamento com menor fricção e mais dinamismo”, comenta Alexandre Magnani, CEO do PagBank. “A nova funcionalidade gera agilidade da venda e a manutenção da segurança em conformidade com as regras da carteira do Google e do próprio Banco Central”, complementa Magnani.
O executivo ainda ressalta que o Pix por aproximação beneficia tanto pessoas físicas, que buscam uma experiência mais rápida no pagamento de contas, quanto os comerciantes que desejam otimizar a gestão de seus recebíveis. Ambas as modalidades, tanto Pix NFC nas maquininhas PagBank quanto Pix QR Code, são grátis no primeiro mês para o comerciante PagBank, com taxa zero e recebimento instantâneo do valor em sua conta PagBank.
“No ecossistema PagBank, o Pix via QR Code nas maquininhas já era uma realidade, oferecendo benefícios adicionais como comprovante de venda e conciliação unificada para lojistas e clientes, além de garantir praticidade e segurança. Com a chegada do Pix NFC, essa experiência se torna ainda mais ágil, fortalecendo o hábito de pagamentos rápidos e seguros nas máquinas”, finaliza o CEO.