A Atlas Renewable Energy, empresa especializada em soluções de energia renovável para a indústria e líder brasileira em geração centralizada fotovoltaica segundo o ranking da ePowerBay, anuncia um marco em sua nova parceria com a Dow, líder global no setor químico. As empresas firmaram um novo contrato para fornecimento de energia limpa nas usinas no Complexo Solar Casablanca, em Pirapora, Minas Gerais.
Os empreendimentos que compõem o parque possuem uma potência instalada total de 358 MWp, evitando a emissão de cerca de 37 mil toneladas de CO₂ por ano. O acordo reforça o compromisso da Atlas e da Dow com a sustentabilidade e a transição energética do Brasil.
A parceria entre Atlas e Dow teve início em 2020, com um contrato de fornecimento de energia solar do parque fotovoltaico Jacarandá, na Bahia, que conta com 187 MWp de potência instalada e duração de 15 anos. Essa colaboração bem-sucedida foi decisiva para a nova transação, evidenciando a sinergia entre as empresas e a confiança mútua na busca por soluções energéticas sustentáveis.
“Nossa relação com a Dow é um exemplo de como empresas podem atuar juntas para acelerar a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente. A aquisição de participação em nossos projetos reforça a confiança da Dow na expertise da Atlas e no valor que entregamos aos nossos clientes”, afirma Fábio Bortoluzo, diretor da Atlas Renewable Energy.
A energia adquirida nas usinas do Complexo Solar Casablanca irá abastecer a operação da Dow em Aratu, na Bahia. De acordo com Vinícius Sambuc, gerente comercial de Energia da Dow no Brasil, o novo contrato com a Atlas integra o plano da companhia de montar um portfólio diversificado com energia confiável, competitiva e sustentável.
“Os contratos de compra de energia a longo prazo fazem parte da estratégia de descarbonização da Dow. Ao transformar a forma como produzimos e consumimos energia, podemos reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, eles viabilizam a diversificação de energia no Brasil e a previsibilidade de preços durante a vigência dos acordos”, explica.
No Brasil, desde o início de 2025, as nove operações da Dow – incluindo as fábricas e centro de inovação – estão sendo abastecidas com 100% de energia elétrica provenientes de fontes renováveis. Globalmente, a energia é responsável por 50% das emissões de GEE das fábricas da Dow. Por isso, a multinacional tem metas robustas de sustentabilidade e está comprometida em reduzir suas emissões líquidas anuais de carbono (Escopos 1 e 2) em cinco milhões de toneladas métricas (cerca de 15%) até 2030. A empresa também estabeleceu a meta de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2050.
Com esse novo negócio fechado com a Dow, a Atlas reafirma sua liderança no setor de geração centralizada fotovoltaica e materializa seu objetivo de colocar soluções de energia em ação.