A fintech brasileira Nubank anunciou nesta quinta-feira (1º) que sua operação no México obteve a aprovação regulatória da Comissão Nacional Bancária e de Valores Mobiliários do México (CNBV) para iniciar o processo de se tornar um banco de serviço completo.
Em comunicado oficial, o Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo em crescimento, informou que a próxima etapa para a obtenção da licença bancária no México envolve uma “rigorosa auditoria regulatória” antes da concessão da autorização final.
A fintech iniciou suas operações no mercado mexicano em 2020 com o lançamento de um cartão de crédito sem anuidade. Em 2023, expandiu seu portfólio com a introdução de contas poupança e, posteriormente, naquele mesmo ano, comunicou seu interesse em obter uma licença bancária no país.
O objetivo é ampliar seus serviços, possibilitando, por exemplo, o processamento de depósitos diretos de salários e a oferta de limites de depósito mais elevados aos clientes.
O fundador e CEO do Nubank, David Vélez, destacou em comunicado que a empresa já possui uma base de 10 milhões de clientes no México. Ele classificou a transição para um banco como “uma conquista histórica que acreditamos que estimulará mais inovação e competição no México”.
Em janeiro de 2025, o Nu México atingiu a marca de 10 milhões de clientes, dobrando sua base em apenas um ano. Esse número representa cerca de 12% da população adulta mexicana. A fintech oferece uma variedade de produtos, incluindo cartão de crédito, conta digital (Cuenta Nu), cartão de débito e empréstimos pessoais. Além disso, cerca de 50% dos clientes tiveram acesso ao crédito pela primeira vez por meio do Nu, e 63% começaram a obter rendimentos sobre suas economias.