• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 24 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Self-checkout ganha força no Brasil

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
23/06/2025
em Mercado
A A
Divulgação

Divulgação

LEIA TAMBÉM

BNDES anuncia R$ 10 bilhões para comprar participações acionárias

Prio planeja dobrar produção até 2026, afirma CEO

A tecnologia de self-checkout deixou de ser um recurso restrito a grandes redes e se tornou uma realidade acessível para diversos modelos de varejo. De acordo com a Grand View Research, o mercado global de sistemas de autoatendimento deve atingir US$ 10,49 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual de 13,6% entre 2025 e 2030. Já o relatório da Global Market Insight prevê um crescimento médio de 11% ao ano até 2027, com movimentação superior a US$ 6,5 bilhões.

No Brasil, a adesão dos consumidores é clara: sete em cada dez brasileiros já preferem concluir suas compras por meio de self-checkout, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) em 2024. A tendência é impulsionada pela busca por agilidade, autonomia e menor contato físico, especialmente após a pandemia.

Para Eduardo Córdova, CEO da market4u, maior rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, esse comportamento revela uma mudança estrutural no varejo: “O consumidor de hoje quer liberdade. Quando oferecemos a ele autonomia para comprar no próprio ritmo, com segurança e praticidade, entregamos valor real. E isso se traduz em fidelização”, afirma.

Com base em sua experiência à frente da rede market4u, Eduardo Córdova aponta cinco motivos estratégicos para que varejistas apostem no self-checkout como ferramenta essencial de modernização. O primeiro deles é a redução de filas e maior fluidez no atendimento: ao permitir que o próprio consumidor finalize a compra, o varejo elimina o tempo de espera, um dos principais atritos da jornada do cliente, e melhora a percepção de conveniência. Em segundo lugar, destaca-se a redução de custos operacionais. O autoatendimento não tem como foco a eliminação de postos de trabalho, mas sim o redirecionamento de equipes para funções mais estratégicas, como atendimento qualificado e reposição de produtos.

Outro benefício é o aumento da autonomia e satisfação do cliente, já que conduzir o processo de compra de forma independente fortalece o sentimento de controle e vínculo com a marca. A segurança também é reforçada, com o uso de tecnologias de monitoramento remoto, inteligência antifraude e transparência nas transações.

Por fim, o self-checkout se integra facilmente a soluções digitais e canais diversos, abrindo caminho para uma estratégia omnichannel. No caso do market4u, por exemplo, o aplicativo conecta o consumidor a funcionalidades como carteira digital, marketplace, promoções e até uma rede social interna dos condomínios — mostrando que a experiência de compra pode ir muito além da simples transação.

Tags: EmpresasMarketMercadoNegóciosSelf-checkout
Anterior

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

Próximo

Geração Z lidera movimento por maior valorização financeira

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

BNDES levanta R$ 250 milhões para financiar produtores rurais
Mercado

BNDES anuncia R$ 10 bilhões para comprar participações acionárias

por João Pedro Camargo Corenciuc

A BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comunicou nesta segunda-feira (24) um investimento...

Leia maisDetails
Prio Projeta Mais Que Dobrar Produção de Petróleo em 2026 Impulsionada por Novos Campos

Prio planeja dobrar produção até 2026, afirma CEO

Natura &Co e Natura Cosméticos Confirmam Conclusão da Incorporação para 1º de Julho

Natura Cosméticos marca estreia na Bolsa para 2 de julho

Ações da Tesla Disparam Após Lançamento do Serviço de Robotáxi em Austin

Estreia de robotáxis faz ações da Tesla saltarem

Marfrig Remarca AGE para Votar Fusão com BRF Após Questionamentos da CVM

Marfrig marca nova data para assembleia sobre fusão com BRF

Faturamento do setor atacadista acumula crescimento de 6,2% até maio

Faturamento do setor atacadista acumula crescimento de 6,2% até maio

Próximo
Geração Z domina 83% das buscas no Google e desafia marcas a repensarem suas estratégias digitais

Geração Z lidera movimento por maior valorização financeira

Conselhos científicos tornam empresas até 2x mais inovadoras, aponta estudo

Conselhos científicos tornam empresas até 2x mais inovadoras, aponta estudo

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.