A chamada pública InovaSolar, lançada pela ENGIE Brasil Energia com o objetivo de financiar projetos de inovação para usinas solares, registrou um total de 141 inscrições. As propostas recebidas representam 16 estados brasileiros, com uma participação de 30% de projetos oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O montante total das propostas validadas para análise alcança R$ 185,5 milhões.
Os projetos selecionados integrarão o portfólio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ENGIE Brasil Energia, sendo executados no âmbito do Programa de PDI da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A próxima etapa do desafio será o Pitch Day, onde os projetos serão avaliados em sua fase final e classificados dentro dos 10 desafios temáticos propostos pela ENGIE. A quantidade de projetos escolhidos será definida com base na qualidade e aderência às diretrizes do edital.
Felipe Rejes de Simoni, Gerente de Performance e Inovação da ENGIE Brasil Energia, expressou sua satisfação com o engajamento na chamada pública: “O interesse expressivo na chamada pública evidencia a importância do tema. Estamos convictos de que além de soluções que contribuam diretamente para a melhoria de performance dos ativos da ENGIE, os projetos selecionados fortalecerão a indústria nacional de forma ampla, promovendo a geração de propriedade intelectual brasileira e o desenvolvimento de produtos e serviços com potencial de aplicação no mercado global.”
Os proponentes dos projetos selecionados serão notificados por e-mail para o início das atividades ainda no segundo semestre de 2025. Os projetos terão um prazo máximo de 18 meses para conclusão, incluindo a fase de testes em campo e a entrega do relatório final. Mais detalhes sobre o desafio podem ser encontrados no site.