• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 1 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Grupo Alun une Alura, FIAP e PM3 e mira faturar R$ 1 bi até 2027

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
01/07/2025
em Mercado
A A
Grupo Alun nasce como o maior ecossistema de educação tech do Brasil e projeta formar 15 milhões de pessoas até 2030

LEIA TAMBÉM

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Após três décadas transformando a educação em tecnologia no Brasil, o grupo formado por Alura, FIAP e PM3 se consolida sob uma nova identidade institucional: Grupo Alun. Com mais de 3 milhões de alunos ativos em sua base atual, a empresa reúne 7 unidades de negócio sob uma única marca, formando o maior e mais completo ecossistema de educação em tecnologia do Brasil. Com uma jornada integrada, contínua e escalável, o propósito da companhia é formar profissionais preparados para os desafios da economia digital.

Em 2024, o grupo faturou R$ 560 milhões, e a expectativa é dobrar esse valor até 2027, superando R$ 1 bilhão em receita. O plano de crescimento inclui novas aquisições em segmentos complementares e o lançamento de produtos que ampliam e diversificam o ecossistema.

“Somos o único grupo no país estruturado para formar e acompanhar profissionais de tecnologia em todas as etapas da carreira. Nosso modelo educacional oferece uma jornada completa, da formação inicial à empregabilidade, com soluções práticas e alinhadas às necessidades reais do mercado”, explica Juliano Tubino, CEO do Grupo Alun.        

Sobre a escolha do nome, Paulo Silveira, cofundador e CVO do Grupo, explica que Alun vem do latim “alumnus”, que significa “aluno”. “Acreditamos que esse nome traduz com precisão a nossa essência de colocar os alunos e alunas no centro de tudo que fazemos. São eles que guiam nossas decisões e justificam a existência do grupo. Nosso nome não poderia deixar de homenagear quem nos inspira todos os dias, nos trouxe até aqui e continuará nos impulsionando para o futuro”. 

Até 2030, o Grupo Alun quer capacitar 15 milhões de pessoas no Brasil e na América Latina – mais que o dobro dos 6 milhões já formados ao longo de sua história. Esse avanço virá tanto da ampliação da atuação junto ao seu público atual, estudantes e profissionais de TI quanto da expansão para formar também talentos das áreas de negócios em tecnologia, acompanhando a demanda por perfis híbridos no mercado de trabalho. 

“A tecnologia deixou de ser um nicho. É a nova linguagem universal, um novo tipo de letramento, essencial para interagir com o presente e construir o futuro”, destaca Tubino. “Queremos ser a ponte entre pessoas e oportunidades reais, capacitando-as a falar essa linguagem com fluência”.

Segundo a Gartner, até 2025, o número de citizen developers, profissionais de negócios que desenvolvem suas próprias soluções digitais, deve ser quatro vezes maior que o de desenvolvedores profissionais em grandes empresas. “Esse cenário reforça a necessidade urgente de capacitação tecnológica entre profissionais de todas as áreas, para que estejam preparados para atuar com tecnologia, principalmente orientados por dados e inteligência artificial. Esse será um dos grandes focos do Grupo Alun”, explica o CEO. 

Com investimentos da Crescera Capital e Seek Capital, o Grupo Alun íntegra marcas como Alura, FIAP, PM3, Casa do Código, Start by Alura, e o braço corporativo Alura + FIAP Para Empresas. Também inclui a Hipsters Network, uma das maiores redes de podcasts de tecnologia do país, com mais de 2,5 milhões de ouvintes.

“A Crescera investe no setor de educação desde 2008 e já liderou três IPOs no segmento, no Brasil e nos EUA. A Alura é um dos nossos principais cases, com crescimento superior a 20 vezes desde o aporte inicial. Apostamos desde o início na tese de lifelong learning, apoiando a construção de um ecossistema completo de formação em tecnologia, da graduação aos treinamentos corporativos”, comenta Alexandre Leão, Partner na Crescera Capital.

O grupo soma mais de 2 mil colaboradores, 3,3 milhões de alunos ativos e já capacitou colaboradores de mais de 9 mil empresas no segmento B2B, sendo que cerca de 3 mil delas realizaram formação em Inteligência Artificial. A plataforma Alura, principal produto digital do ecossistema, oferece mais de 1.600 cursos online, além de aulas ao vivo e trilhas preparatórias para certificações. 

Na América Latina, a meta é alcançar a liderança regional até 2030 com foco inicial no México, onde a Alura já conta com 11 mil alunos ativos. A unidade oferece conteúdos 100% em espanhol, adaptados às demandas locais, e é peça-chave na estratégia de internacionalização do ecossistema.

Já a FIAP se destaca como um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do Brasil, referência na formação de profissionais de alto impacto para o mercado digital. Com uma taxa de evasão de apenas 10%, frente a média de 70% do mercado, a instituição demonstra na prática seu compromisso com a experiência do aluno e o engajamento contínuo ao longo de toda a sua jornada de aprendizagem. Complementam essa experiência comunidades que conectam milhares de profissionais em diferentes momentos da carreira.

Com a nova marca, o Grupo Alun também anuncia 3 novos produtos e frentes estratégicas que fortalecem o valor para o aluno, incentivam o aprendizado contínuo e aumentam o engajamento, conectando estudantes entre si e com o mercado. Entre as novidades estão:

  • Talent Lab Alun: hub de empregabilidade e desenvolvimento de carreira que conecta estudantes a vagas, programas de internacionalização e mentorias técnicas e de liderança, que estará disponível para todo o ecossistema. Os clientes B2B do grupo também se beneficiarão deste produto, com acesso direto aos currículos e perfis dos talentos.
  • Comunidade Alun: rede ativa com milhares de membros, incluindo alunos, especialistas, desenvolvedores e líderes, que promove networking qualificado, troca de conhecimento e senso de pertencimento. Juntas, as comunidades somam mais de 145 mil participantes, fortalecendo a conexão e o engajamento ao longo de toda a jornada educacional e profissional.
  • Alun+: programa de membership com benefícios exclusivos  para alunos e alunas das diferentes marcas do grupo, promovendo oportunidades de desenvolvimento integradas.

Com a nova marca, os atuais e futuros estudantes passam a ter acesso a uma jornada de aprendizagem mais rica, integrada e conectada. A identidade consolidada reforça a integração entre as diversas soluções educacionais do grupo, ampliando o valor entregue por meio de formatos diversos e uma rede ativa de conexões com colegas, especialistas e o mercado. Seja para quem está trilhando um caminho na área de tecnologia ou para quem aplica a tecnologia em outros setores, a proposta fortalece o desenvolvimento profissional com uma abordagem prática, contemporânea e alinhada às demandas do futuro.

“Oferecemos experiências que vão além da sala de aula, com conteúdos exclusivos e atualizados, por meio de trilhas formativas, bootcamps, especialização ou certificação. Os novos produtos chegam para expandir essa jornada de desenvolvimento contínuo. Nossos alunos e alunas sabem que fazem parte de um ecossistema vivo, relevante e em constante evolução”, conclui Tubino.

Tags: AluraEducaçãoEmpresasFIAPMercadoNegócios
Anterior

Selbetti anuncia fusão estratégica com a Eiprice e amplia atuação no varejo digital

Próximo

BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Embraer tem lucro ajustado de R$ 350,6 milhões
Mercado

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

por João Pedro Camargo Corenciuc

As ações da Embraer (EMBR3) lideram os ganhos do Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira (1º), impulsionadas por um novo contrato de...

Leia maisDetails
Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com expectativas sobre comércio

Crédito, confiança e cenário internacional serão decisivos para setor automotivo nos próximos meses

Crédito, confiança e cenário internacional serão decisivos para setor automotivo nos próximos meses

Tensão no Oriente Médio e alerta em Teerã impulsionam alta do petróleo

Preços do petróleo sobem com sinais de forte demanda nos EUA

B3 fortalece reputação de marca e gera novos negócios com estratégia de Thought Leadership no LinkedIn

BTG Pactual ultrapassa Bradesco e se consolida como 2º maior banco da B3

Próximo
BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA)

BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari

Nubank acerta parceria com Wise e entra no mercado de conta global

Campos Neto assume vice-presidência e chefia global de políticas do Nubank

ESG e bem-estar animal: startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.