Após três décadas transformando a educação em tecnologia no Brasil, o grupo formado por Alura, FIAP e PM3 se consolida sob uma nova identidade institucional: Grupo Alun. Com mais de 3 milhões de alunos ativos em sua base atual, a empresa reúne 7 unidades de negócio sob uma única marca, formando o maior e mais completo ecossistema de educação em tecnologia do Brasil. Com uma jornada integrada, contínua e escalável, o propósito da companhia é formar profissionais preparados para os desafios da economia digital.
Em 2024, o grupo faturou R$ 560 milhões, e a expectativa é dobrar esse valor até 2027, superando R$ 1 bilhão em receita. O plano de crescimento inclui novas aquisições em segmentos complementares e o lançamento de produtos que ampliam e diversificam o ecossistema.
“Somos o único grupo no país estruturado para formar e acompanhar profissionais de tecnologia em todas as etapas da carreira. Nosso modelo educacional oferece uma jornada completa, da formação inicial à empregabilidade, com soluções práticas e alinhadas às necessidades reais do mercado”, explica Juliano Tubino, CEO do Grupo Alun.
Sobre a escolha do nome, Paulo Silveira, cofundador e CVO do Grupo, explica que Alun vem do latim “alumnus”, que significa “aluno”. “Acreditamos que esse nome traduz com precisão a nossa essência de colocar os alunos e alunas no centro de tudo que fazemos. São eles que guiam nossas decisões e justificam a existência do grupo. Nosso nome não poderia deixar de homenagear quem nos inspira todos os dias, nos trouxe até aqui e continuará nos impulsionando para o futuro”.
Até 2030, o Grupo Alun quer capacitar 15 milhões de pessoas no Brasil e na América Latina – mais que o dobro dos 6 milhões já formados ao longo de sua história. Esse avanço virá tanto da ampliação da atuação junto ao seu público atual, estudantes e profissionais de TI quanto da expansão para formar também talentos das áreas de negócios em tecnologia, acompanhando a demanda por perfis híbridos no mercado de trabalho.
“A tecnologia deixou de ser um nicho. É a nova linguagem universal, um novo tipo de letramento, essencial para interagir com o presente e construir o futuro”, destaca Tubino. “Queremos ser a ponte entre pessoas e oportunidades reais, capacitando-as a falar essa linguagem com fluência”.
Segundo a Gartner, até 2025, o número de citizen developers, profissionais de negócios que desenvolvem suas próprias soluções digitais, deve ser quatro vezes maior que o de desenvolvedores profissionais em grandes empresas. “Esse cenário reforça a necessidade urgente de capacitação tecnológica entre profissionais de todas as áreas, para que estejam preparados para atuar com tecnologia, principalmente orientados por dados e inteligência artificial. Esse será um dos grandes focos do Grupo Alun”, explica o CEO.
Com investimentos da Crescera Capital e Seek Capital, o Grupo Alun íntegra marcas como Alura, FIAP, PM3, Casa do Código, Start by Alura, e o braço corporativo Alura + FIAP Para Empresas. Também inclui a Hipsters Network, uma das maiores redes de podcasts de tecnologia do país, com mais de 2,5 milhões de ouvintes.
“A Crescera investe no setor de educação desde 2008 e já liderou três IPOs no segmento, no Brasil e nos EUA. A Alura é um dos nossos principais cases, com crescimento superior a 20 vezes desde o aporte inicial. Apostamos desde o início na tese de lifelong learning, apoiando a construção de um ecossistema completo de formação em tecnologia, da graduação aos treinamentos corporativos”, comenta Alexandre Leão, Partner na Crescera Capital.
O grupo soma mais de 2 mil colaboradores, 3,3 milhões de alunos ativos e já capacitou colaboradores de mais de 9 mil empresas no segmento B2B, sendo que cerca de 3 mil delas realizaram formação em Inteligência Artificial. A plataforma Alura, principal produto digital do ecossistema, oferece mais de 1.600 cursos online, além de aulas ao vivo e trilhas preparatórias para certificações.
Na América Latina, a meta é alcançar a liderança regional até 2030 com foco inicial no México, onde a Alura já conta com 11 mil alunos ativos. A unidade oferece conteúdos 100% em espanhol, adaptados às demandas locais, e é peça-chave na estratégia de internacionalização do ecossistema.
Já a FIAP se destaca como um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do Brasil, referência na formação de profissionais de alto impacto para o mercado digital. Com uma taxa de evasão de apenas 10%, frente a média de 70% do mercado, a instituição demonstra na prática seu compromisso com a experiência do aluno e o engajamento contínuo ao longo de toda a sua jornada de aprendizagem. Complementam essa experiência comunidades que conectam milhares de profissionais em diferentes momentos da carreira.
Com a nova marca, o Grupo Alun também anuncia 3 novos produtos e frentes estratégicas que fortalecem o valor para o aluno, incentivam o aprendizado contínuo e aumentam o engajamento, conectando estudantes entre si e com o mercado. Entre as novidades estão:
- Talent Lab Alun: hub de empregabilidade e desenvolvimento de carreira que conecta estudantes a vagas, programas de internacionalização e mentorias técnicas e de liderança, que estará disponível para todo o ecossistema. Os clientes B2B do grupo também se beneficiarão deste produto, com acesso direto aos currículos e perfis dos talentos.
- Comunidade Alun: rede ativa com milhares de membros, incluindo alunos, especialistas, desenvolvedores e líderes, que promove networking qualificado, troca de conhecimento e senso de pertencimento. Juntas, as comunidades somam mais de 145 mil participantes, fortalecendo a conexão e o engajamento ao longo de toda a jornada educacional e profissional.
- Alun+: programa de membership com benefícios exclusivos para alunos e alunas das diferentes marcas do grupo, promovendo oportunidades de desenvolvimento integradas.
Com a nova marca, os atuais e futuros estudantes passam a ter acesso a uma jornada de aprendizagem mais rica, integrada e conectada. A identidade consolidada reforça a integração entre as diversas soluções educacionais do grupo, ampliando o valor entregue por meio de formatos diversos e uma rede ativa de conexões com colegas, especialistas e o mercado. Seja para quem está trilhando um caminho na área de tecnologia ou para quem aplica a tecnologia em outros setores, a proposta fortalece o desenvolvimento profissional com uma abordagem prática, contemporânea e alinhada às demandas do futuro.
“Oferecemos experiências que vão além da sala de aula, com conteúdos exclusivos e atualizados, por meio de trilhas formativas, bootcamps, especialização ou certificação. Os novos produtos chegam para expandir essa jornada de desenvolvimento contínuo. Nossos alunos e alunas sabem que fazem parte de um ecossistema vivo, relevante e em constante evolução”, conclui Tubino.