A Zup, empresa referência em desenvolvimento de soluções digitais e parte do Itaú Unibanco, apresenta sua nova identidade de marca, o primeiro rebranding institucional desde a fundação da empresa, que havia passado antes apenas por atualizações de marca. Esse rebranding é resultado de uma trajetória baseada na co-construção com clientes, excelência no desenvolvimento de produtos e uma expertise robusta em solucionar desafios complexos através da tecnologia, somado à evolução cultural e a consolidação de um novo posicionamento no mercado.
A expectativa com esse movimento de marca é comunicar com clareza os diferenciais competitivos que posicionam a Zup como a principal aliada para pessoas executivas e líderes de TI. Mais do que uma mudança estética, a nova identidade da marca foi desenvolvida para traduzir os pontos fortes já reconhecidos por clientes, como a excelência técnica e o envolvimento estratégico. Esses atributos não apenas sustentam o ritmo de crescimento alcançado nos últimos anos, mas também destacam a capacidade da Zup de colaborar ativamente com tomadores de decisão na transformação digital e na otimização de processos empresariais, aportando eficiência e inovação.
“ O rebranding é um passo natural diante da evolução da nossa cultura e do nosso negócio. Mais do que executar com excelência, criamos soluções com alto envolvimento estratégico, ajudando nossos clientes a transformar o futuro em realidade agora”, afirma André Palma, CEO da Zup.
A nova identidade, desenvolvida pela consultoria Galileo Branding, traduz, em cada detalhe, a maturidade e a ambição da empresa. “ O logotipo renovado mantém a força do nome em caixa alta — ZUP — para reforçar solidez, ousadia e excelência técnica. Os cortes diagonais das letras projetam dinamismo e movimento, simbolizando avanço constante e progresso tecnológico. O “Z”, elemento central da marca, foi redesenhado para atuar também como símbolo independente, com versões robusta e minimalista, garantindo versatilidade em diferentes pontos de contato e escalas de aplicação”, destaca Galileu Nogueira, fundador da Galileo Branding.
As cores da nova paleta foram escolhidas estrategicamente para comunicar profissionalismo, confiança e inovação. O Bordô Excelência, cor principal da identidade, expressa maturidade e diferencia a marca em meio ao mercado tech – predominantemente azul, cor que a Zup inclusive usava até então. Já o Cinza Impacto reforça a sofisticação, e o Gradiente Conexão, composto por variações do bordô, transmite fluidez e continuidade, traduzindo a tagline da marca: “sua aliada tech, do agora ao futuro”. A paleta também inclui tons complementares como Coral Ousadia e Cinza Conhecimento, utilizados com moderação para dar ênfase a elementos estratégicos da comunicação.
“Não estamos mudando só a forma como nos apresentamos, mas como nos posicionamos para o futuro. A Zup não é apenas uma empresa de tecnologia, somos uma aliada estratégica que ajuda nossos clientes a transformar possibilidades em realidade. A nova marca é um reflexo dessa visão, mais conectada com o impacto que queremos gerar no agora e no amanhã”, aponta Palma.
A expressão visual da nova Zup é amparada por grafismos e formas proprietárias que reforçam a ideia de cocriação e colaboração. Elementos como retângulos angulados e traços inspirados no “Z” funcionam como suportes gráficos para conteúdos, criando uma linguagem visual coesa, sofisticada e proprietária. Tudo isso se integra a uma fotografia que valoriza a proximidade humana e o dinamismo das interações reais, representando os times da Zup como protagonistas da transformação digital de seus clientes.
Nos últimos anos, a Zup construiu uma reputação sólida como referência em engenharia de software e como uma marca empregadora de destaque, oferecendo um ambiente de aprendizado e evolução constante para quase 3 mil pessoas colaboradoras. No entanto, à medida que a atuação da empresa se aprofundou em projetos de transformação digital de larga escala, incluindo do Itaú Unibanco, tornou-se necessário comunicar de forma mais assertiva seus diferenciais estratégicos, como a capacidade de colaborar com jornadas complexas de inovação e sua proximidade com os clientes.
A expertise da Zup em inteligência artificial se destaca como um dos pilares dessa transformação. Com soluções que integram inteligência artificial generativa, a empresa não só acelera entregas, mas também otimiza o tempo dos times de tecnologia, impulsionando o core dos negócios de seus clientes. “A nova marca é a expressão da empresa que somos hoje e do caminho que estamos trilhando para o futuro. Cultura e negócio estão completamente integrados, e isso precisa aparecer em cada ponto de contato da nossa marca. Estamos reafirmando o nosso propósito de criar tecnologias que mudam o jogo para os nossos clientes”, completa Palma.
Em abril de 2025, a Zup reposicionou a StackSpot AI, sua plataforma voltada à produtividade com Agentes de IA, reforçando o compromisso com o uso de inteligência artificial generativa para entregar soluções inovadoras com aplicabilidade prática e gerando resultados. “O caso da StackSpot AI mostrou o poder de uma marca conectada com propósito, clareza e timing. Agora, é a vez da Zup como um todo refletir essa ousadia e esse alinhamento com o que entregamos todos os dias”, conclui o CEO.
Esse movimento também se conecta ao fortalecimento de iniciativas que traduzem o impacto positivo da Zup na sociedade e no ecossistema de tecnologia, como o Coda Mundo, um projeto social que leva educação tech para estudantes de escolas públicas e ONGs, promovendo letramento digital, pensamento computacional e lógica de programação, além da formação de professores; e o Zup Labs, um ecossistema robusto de network, aprendizado, pesquisa e inovação que impulsiona a troca de conhecimento e o avanço da tecnologia dentro e fora da Zup. Mais do que um novo visual, a nova marca representa essa Zup comprometida com a transformação, seja por meio da tecnologia, da educação ou da colaboração.