Por: Reny Okuhara
Quando eu comento com os meus clientes que eles podem ter apoio de um ou um grupo de conselheiros, muitos me olham com pontos de interrogação. Por esta razão decidi escrever este artigo para você que é fundador, sócio ou gestor de uma pequena ou média empresa.
Para quem já trabalhou em grandes empresas e esteve em cargo de alta gestão, conhece bem como o conselho funciona, e pode ser que até participava das reuniões de conselho.
Porém para quem não teve esta oportunidade, pode ter somente escutado sobre conselho de administração das grandes empresas, principalmente após as notícias das lojas Americanas ou nunca ter escutado a respeito.
Por isso, talvez você imagine que só empresas grandes ou multiltinacionais têm conselhos, ou as empresas que estão listadas na bolsa de valores, mas a verdade é que toda empresa, independente do seu tamanho, inclusive startups, pequenas e médias empresas, principalmente as familiares ou multifamiliares, podem ter um conselheiro ou um conselho. O que difere é o momento da empresa e por isso, vou explicar com simples palavras a diferença entre conselho de administração, conselho consultivo e advisor.
Advisor ou conselheiro é a pessoa com conhecimento profundo em uma ou mais áreas específicas, que atua como uma especie de mentor para os sócios da empresa. Ela pode ajudar na implantação de boas práticas de governança corporativa, na adequação da estrutura e da operação às necessidades do mercado, na inovação, na melhoria de processos, na captação de melhores taxas financeiras e na apliação do networking, e não tem responsabilidade de executar.
O conselho consultivo é formado por vários profissionais (mínimo 3), que podem ser internos ou externos à organização, de diferentes especialidades, que aconselham os sócios e/ou a alta gestão, sobre questões estratégicas e o monitoramento da empresa, e ajudam na implantação de boas práticas de governança corporativa.
Para as empresas que nunca pensaram a respeito é comum iniciar com um advisor, até ter a necessidade de mais de 2 advisors, iniciando a formação do conselho consultivo. Tudo o que é aconselhado pode ou não ser acatado pelos sócios, nada é uma obrigação.
Após a maturidade deste conselho consultivo, muitas optam em ter conselhos de administração devido à estratégia e ao crescimento do negócio.
As empresas de sociedade anônimas (S/A) de capital aberto e as cooperativas por lei, são obrigadas a ter conselhos de administração, e para as demais empresas, é facultativo. Estes conselhos têm funções, poderes e atribuições legalmente estabelecidos e são responsáveis por discutir, aprovar e monitorar as decisões estratégicas da empresa.
No caso das startups, o conselho é interessante para orientar a gestão e contribuir na escolha dos melhores caminhos a percorrer. É interessante que seja enxuto com foco nas estratégias; com diversidade de formação, mentalidade, trajetórias, gêneros, raças, idades e conhecimentos; e sempre aderente ao momento da startup. Ele contribui muito para atrair investidores.
Para as empresas familiares ou multifamiliares, o conselho é muito bom para auxiliar no caso principlamente de sucessão. Ele contribui para que os sócios e/ou fundadores, comecem a pensar como querem que a empresa perpetue quando eles não estiverem mais na liderança. Entende-se por empresas multifamiliares quando os sócios e/ou fundadores não são da mesma família, mas amigos ou conhecidos que se juntaram para montar uma empresa.
Comentei muito sobre governança corporativa como uma das responsabilidades dos conselheiros, e talvez você tenha dúvidas sobre sua definição. Nada mais é do que o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instuições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, abrangendo tanto as relações internas à empresa como seu ambiente institucional (fonte Wikipédia).
Com estas informações talvez já esteja começando a refletir sobre a importância do conselho na sua empresa, principalmente se ela é uma pequena ou média empresa. Se quiser saber mais a respeito, entre em contato comigo, terei o prazer de conversar sobre este assunto, e também conheço vários conselheiros que poderão contribuir muito com o seu negócio!
Reny Okuhara – Advisor, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus