As ações da UnitedHealth Group subiram mais de 11% nas negociações de pré-mercado nesta sexta-feira (18), impulsionadas por um novo investimento da Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett. O aporte renovou a confiança dos investidores no conglomerado de saúde, que enfrenta uma série de desafios.
A UnitedHealth tem passado por um período turbulento nos últimos dois anos, lidando com o aumento de custos, uma investigação federal sobre seus planos de saúde e um ataque cibernético que comprometeu dados de mais de 192 milhões de norte-americanos. A empresa também foi abalada pelo assassinato do chefe de sua unidade de seguros em dezembro.
Considerada por muito tempo um investimento de desempenho sólido, a UnitedHealth falhou em atingir as expectativas de lucro de Wall Street nos últimos dois trimestres. Com uma queda de quase 46% em 2025, a empresa se tornou a de pior desempenho no índice Dow Jones Industrial Average este ano.
O investimento de Buffett, conhecido por apostar em empresas com valor estratégico de longo prazo em meio a dificuldades, foi visto como um sinal positivo. O bilionário fez movimentos semelhantes no passado, como a compra de ações da Occidental Petroleum em 2019 e a aquisição de uma participação no Goldman Sachs durante a crise financeira de 2008.
Segundo um relatório divulgado pela Securities and Exchange Commission (SEC), a Berkshire possuía 5,04 milhões de ações da UnitedHealth em 30 de junho, totalizando cerca de US$ 1,57 bilhão. Outros fundos de hedge proeminentes, como o Appaloosa Management e o Lone Pine Capital, também adquiriram ações da empresa.
Apesar do “voto de confiança” de Buffett, especialistas afirmam que a UnitedHealth precisa reconquistar a credibilidade dos investidores. Em maio, o então presidente-executivo, Andrew Witty, deixou o cargo, sendo substituído por Stephen Hemsley, que já havia liderado a empresa. No mês passado, a UnitedHealth projetou um lucro ajustado por ação para o ano bem abaixo das estimativas dos analistas.
As ações da UnitedHealth estão sendo negociadas a cerca de 15,8 vezes as estimativas de lucros futuros, abaixo de sua média de cinco anos, que é de 19. A repercussão do investimento de Buffett também beneficiou as ações de rivais como Centene, Humana e Molina Healthcare, que subiram entre 1,5% e 4% nas negociações de pré-mercado.
A Berkshire Hathaway também divulgou novas participações na siderúrgica Nucor, na fornecedora de produtos de segurança Allegion e na anunciante de outdoors Lamar Advertising. As ações da Nucor subiram cerca de 5%.