• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 3 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Itaú Unibanco usa IA para acelerar validação de sistemas e reduzir falhas

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
02/09/2025
em Empresas, Inteligência Artificial (IA)
A A
André Palma, CEO da Zup
Arquivo/Divulgação

André Palma, CEO da Zup Arquivo/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Starbucks implementa IA para contagem de estoque

Rede Vistorias inicia estratégia inédita de expansão dentro e fora do país

O Itaú Unibanco foi capaz de ampliar em mais de 50% a cobertura de testes na construção de códigos em equipes que adotaram a StackSpot AI, plataforma para desenvolvimento de software com inteligência artificial generativa criada pela Zup, empresa de tecnologia do próprio grupo Itaú. Como resultado, os times reduziram pela metade o volume de imprecisões no desenvolvimento de software.

A ferramenta passou a ser usada no início de 2024 por áreas responsáveis por sistemas críticos, como os de cadastro de clientes PF e open finance. Em uma das equipes que compõem a área de cadastro de clientes, em apenas quatro dias, a StackSpot gerou aumento de 77% na cobertura de testes automatizados – processos que verificam se o código de um sistema está funcionando corretamente antes de entrar em operação.

A StackSpot AI foi criada para ajudar grandes empresas a desenvolver e modernizar seus sistemas de forma mais rápida, segura e padronizada. A principal inovação da plataforma está em automatizar tarefas técnicas que antes dependiam de tempo e conhecimento especializado. Um exemplo é a geração de testes automatizados, que tradicionalmente são feitos de forma manual por desenvolvedores ou analistas de qualidade. Com o uso da IA, esse processo passou a ser feito em segundos, com mais cobertura e menos esforço humano.

Os resultados reforçam uma tendência cada vez mais presente em grandes empresas: usar a inteligência artificial não apenas para criar produtos voltados ao consumidor, mas como uma engrenagem interna capaz de dar escala, agilidade e segurança à operação digital. A adoção da plataforma da Zup, além de elevar a qualidade técnica das entregas, transforma a dinâmica de trabalho das equipes. “Com a StackSpot AI, nosso propósito sempre foi liberar o potencial estratégico dos desenvolvedores, eliminando tarefas repetitivas e operacionais. A plataforma permite automatizar processos, aumentar a qualidade das entregas, reúso de conteúdo e, sobretudo, ampliar o tempo produtivo de forma estratégica”, afirma Melissa Kfouri, Chief Delivery Officer da Zup.

No caso do Itaú, a StackSpot AI passou a atuar diretamente nos processos do desenvolvimento de software, analisando códigos, sugerindo melhorias e gerando testes automatizados. Isso ajudou a trazer fluidez para ambientes complexos e altamente regulados.

O desafio é conhecido: grandes bancos como o Itaú operam com uma arquitetura mista, composta por sistemas antigos — os chamados legados — e soluções modernas. Fazer com que esses dois universos conversem sem comprometer a estabilidade exige alto grau de conhecimento técnico e inúmeros testes manuais. Com a StackSpot, o processo se tornou mais ágil, produtivo e simples.

“Em uma das equipes, tínhamos o desafio de alavancar a qualidade de código focando na cobertura de testes unitários e entregar solução com datas regulatórias. Diante de automações e o uso do StackSpot AI evoluímos a cobertura de testes em 76%, atingindo uma marca inédita para a comunidade. Essa transformação não só melhorou a qualidade do nosso código, mas também aumentou a confiança e a motivação da equipe, permitindo que nos concentrássemos em entregar valor para o negócio”, conta Fernando Castro, Diretor de Tecnologia no Itaú Unibanco.

Um dos recursos centrais da plataforma da Zup são os Quick Commands, comandos inteligentes que leem o código, entendem sua lógica, identificam melhorias e geram testes automaticamente — tudo isso respeitando os padrões técnicos das instituições às quais atende. Isso permitiu, por exemplo, que analistas de qualidade (os chamados QAs), mesmo sem conhecer todos os detalhes do sistema, passassem a colaborar com testes de alta confiabilidade. Assim, o banco observou ganhos concretos: na área de open finance como um todo, a cobertura de testes aumentou 58%, e na de cadastro de clientes PF, 20%.

Diante dos resultados, a Zup já vê a StackSpot em expansão para outras áreas do próprio banco e em adoção por grandes empresas dos setores financeiro, de telecomunicações e varejo. A expectativa é que a plataforma se consolide como um componente estratégico para organizações que buscam combinar velocidade, escala e qualidade técnica em seus processos digitais. 

“Automatizar tarefas não significa tirar a inteligência humana da equação — significa potencializá-la. A StackSpot AI foi criada para que os times tenham mais tempo para pensar em soluções estratégicas, em vez de ficarem presos a tarefas repetitivas. Seguimos empenhados em explorar as possibilidades que essa tecnologia pode destravar nas empresas”, finaliza Melissa.

Tags: EmpresasInteligência ArtificialItaú UnibancoMercadoNegócios
Anterior

Klarna da Suécia mira avaliação de até US$ 14 bilhões em aguardado IPO

Próximo

Galapagos Capital pode assumir controle da Reag Investimentos

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Starbucks acelera implementação de novo modelo de atendimento para impulsionar vendas
Inteligência Artificial (IA)

Starbucks implementa IA para contagem de estoque

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Starbucks está lançando um novo sistema de contagem de estoque baseado em inteligência artificial em suas mais de 11.000...

Leia maisDetails
Rede Vistorias inicia estratégia inédita de expansão dentro e fora do país

Rede Vistorias inicia estratégia inédita de expansão dentro e fora do país

Envoy tem crescimento de 72% em 2025

Envoy tem crescimento de 72% em 2025

Simpress acelera atendimento no Nordeste com novo hub logístico em Recife

Simpress acelera atendimento no Nordeste com novo hub logístico em Recife

Itaú lucra R$ 9,77 bilhões no primeiro trimestre

Itaú prevê pagamento de dividendo extra no início de 2026, afirma CEO

Revo anuncia rota via helicóptero para partida da NFL em São Paulo

Revo anuncia rota via helicóptero para partida da NFL em São Paulo

Próximo
Galapagos Capital pode assumir controle da Reag Investimentos

Galapagos Capital pode assumir controle da Reag Investimentos

JBS fecha parceria com governo federal para contratar beneficiários do Bolsa Família

JBS deve ganhar com recorde de preços da carne bovina nos EUA, aponta BofA

Startup de ESG entra para o Top 10 nacional do Sebrae

Startup de ESG entra para o Top 10 nacional do Sebrae

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.