Com o propósito de transformar realidades e ampliar o acesso a oportunidades de trabalho digno, a Maria Brasileira, maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país, oferece um programa gratuito de capacitação em limpeza profissional voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso, destinado para homens e mulheres, maiores de 18 anos, que buscam por uma qualificação profissional, acontece no dia 3 de outubro, na ONG APAM, no bairro de Perdizes, e no dia 5 de novembro, na ONG Nova Mulher, na Cachoeirinha, que oferecerão o espaço e serão responsáveis por captar os profissionais.
Os conteúdos teórico e prático serão de responsabilidade da Maria Brasileira, com a capacitação dividida em dois módulos principais: Técnicas de Limpeza Profissional, que abordam tipos de limpeza (residencial e comercial), uso correto de produtos e equipamentos, além de saúde e segurança no trabalho; e Atendimento ao Cliente e Organização do Trabalho, com foco em comunicação eficaz, postura profissional e gestão de tempo.
As edições piloto do curso em São José do Rio Preto e José Bonifácio formaram 24 profissionais, cinco delas hoje parceiras da rede. A iniciativa, aberta ao público em geral, surgiu a partir de uma proposta do facilitador, Valdir Camargo, com ampla trajetória no setor, percebeu no dia a dia as barreiras enfrentadas por quem deseja se profissionalizar na área, mas não encontra acesso a treinamentos qualificados. “Com experiência de anos no setor, vejo de perto os desafios que muitos enfrentam para acessar cursos de qualidade. Por isso, nosso foco é oferecer treinamento que transforme vidas e ofereça novas oportunidades”, diz.
O projeto integra a estratégia ESG da empresa, avançando nos pilares Social, com inclusão e capacitação, e Governança, com ações transparentes e de impacto comunitário. Segundo Mayane Bossi, especialista em Gestão de Pessoas, a iniciativa abre portas para trabalho digno e geração de renda. Além do aprendizado técnico, os participantes ganham confiança, preparo e diferencial competitivo. O certificado emitido pela Maria Brasileira reforça a autoestima e a profissionalização no mercado.
O próximo passo é consolidar a iniciativa como uma atividade recorrente, com agenda fixa, indicadores de impacto e, a longo prazo, expandir a formação presencial para outras capitais brasileiras em parceria com os franqueados locais. “Mais do que ensinar técnicas de limpeza, a proposta da Maria Brasileira representa uma ferramenta de transformação de vidas, proporcionando aos facilitadores maior confiança, autonomia, preparo técnico e acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho”, conclui Mayane.
Os interessados devem entrar em contato com as ONGs para realizar a inscrição.