A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, expandiu suas instalações no Centro de Treinamentos (CT) de Cajamar, em São Paulo. A área é dedicada a variadores de frequência e chaves de transferência ASCO e se soma às demais já existentes que estão focadas em automação, distribuição elétrica de média e baixa tensão, sistemas ininterruptos de energia crítica, data centers, refrigeração de precisão e monitoramento.
Com mais de 1.000 m² de área, o CT de Cajamar, em operação desde 2013, suporta o time de especialistas Schneider e os parceiros de negócios da companhia em toda a América Latina, oferecendo uma ampla gama de treinamentos técnicos, operacionais e funcionais com investimentos em formação técnica destinada ao desenvolvimento e à execução de projetos por meio de programas e estruturas de treinamento dedicados ao negócio. Desse modo, fornecem aos colaboradores e clientes um conhecimento efetivo direcionado à satisfação, eficiência, sustentabilidade e segurança.
Além dos treinamentos práticos, a companhia se mantém na vanguarda tecnológica, incorporando o uso de ferramentas digitais, como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), smart glasses para assistência remota e tecnologias 4D em suas aulas. Essa abordagem inovadora tem permitido à empresa se adaptar rapidamente às demandas do mercado, como ocorreu durante a pandemia, quando potencializaram o ensino à distância.
Ao todo, mais de 7 mil pessoas foram capacitadas desde a inauguração do CT. Mais do que treinar clientes, parceiros e especialistas da própria empresa, o local colabora com a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições como o SENAI, as ETECs e institutos federais, e mantém políticas de inclusão e diversidade.
O sucesso da iniciativa é refletido em outros números relevantes: o CT já ministrou mais de 140 mil horas de treinamento, com um índice de satisfação superior a 95% no Net Promoter Score (NPS).
Algumas das principais divisões de negócios dos treinamentos disponíveis, para os mais diversos Segmentos Industriais, são:
- Automação Industrial;
- Gestão de Energia;
- Acionamentos de Motores;
- Distribuição Elétrica;
- Sistemas Ininterruptos de Energia;
- Climatização.
Para os treinamentos operacionais, em geral, qualquer pessoa com conhecimento básico está apta para participar. No caso de manutenção avançada, são exigidos requisitos e pré-testes para uma validação. A Schneider Electric atua com uma política de segurança e qualidade reforçada por meio de um plano de requalificação a cada três anos, segundo o qual todos os especialistas passam por uma reavaliação do seu nível de experiência.
“A Schneider Electric, ao longo dos anos, vem se consolidando como referência em qualificação e desenvolvimento de profissionais em toda a América Latina, tomando sempre em primeiro lugar a segurança de nossos colaboradores, parceiros e clientes, e garantindo que os mesmos estejam sempre preparados para os desafios que se impõem em um mercado cada vez mais digital e sustentável”, conclui Christiana Sarmento, Vice-Presidente de Serviços para América do Sul.