A agricultura desempenha um importante papel para o desenvolvimento do Brasil, gerando empregos, renda, tributos e lucros. Além de representar um dos pilares da nossa economia, tem grande significância para a alimentação dos brasileiros.
Com tamanha relevância para o país, a agricultura desempenha um papel fundamental na segurança alimentar global. Entretanto, está intrinsecamente ligada às questões de sustentabilidade.
Apesar de alguns considerarem os assuntos conflitantes, a verdade é que atualmente a agricultura trabalha intensamente para reduzir o impacto ambiental por meio de boas práticas no campo, preservando o meio ambiente e conseguindo resultados cada vez mais significativos.
Nesse contexto, surge a agricultura sustentável, incentivando práticas responsáveis e inovações para garantir a segurança alimentar no presente e no futuro.
Com os desafios impostos pelo atual cenário mundial, o setor conta com a ajuda da tecnologia para superar as barreiras e, com isso, promover a inovação na agricultura de uma forma eficiente e sustentável.
Agricultura em números
Para entender melhor sobre agricultura sustentável e a importância desse tema para o Brasil, torna-se necessário conhecer alguns números do setor. Relatório de 2022 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento traz dados relevantes sobre o tema.
De acordo com o documento o produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio foi responsável sozinho por 27,4% do PIB brasileiro em 2021, demonstrando uma grande participação do setor para o desenvolvimento nacional.
Entre as informações disponíveis, o relatório do ministério traz ainda alguns destaques do ranking do USDA, que é o departamento de agricultura norte-americano.
Com dados atualizados em abril de 2022, o país aparece na lista como o maior produtor mundial de açúcar, café, suco de laranja, e soja em grão, além de ocupar outras posições significantes em outras categorias. Já na lista de exportação da USDA, o Brasil lidera em açúcar, café, suco de laranja, carnes bovina e de frango e soja em grão.
Agricultura Sustentável e Mudanças Climáticas
Apesar da grande relevância para o país e para o mundo, a agricultura brasileira enfrenta alguns desafios para garantir a lucratividade desejada com a adoção de boas práticas para uma atuação sustentável.
Isso porque o setor também está interligado com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Com o passar dos anos, estudos foram se desenvolvendo e, com isso, o manejo das áreas também sofreram alterações, com a evolução permanente da atividade rural.
Isso, claro, para a preservação do planeta, evitando que a atividade alavanque os problemas climáticos já existentes, prejudicando a atual e as futuras gerações.
Nesse contexto, surge a agricultura sustentável, que promove ações para trabalhar a terra, mas sem promover a degradação do meio-ambiente.
Dessa forma, os agricultores atuam para aprimorar as técnicas utilizadas para aperfeiçoar a produção, garantindo a adoção das boas práticas utilizadas e exigidas no mundo.O manejo dos agrotóxicos, por exemplo, está relacionado com o tema. Assim como o desmatamento de determinadas áreas.
Toda essa situação, claro, envolve o investimento em novas tecnologias. Atualmente, a inteligência artificial (IA) também chegou ao campo, trabalhando na coleta de dados relevantes em tempo real para aprimorar o trabalho.
Aqui, também é necessário abordar a relevância do trabalho desenvolvido para a otimização do uso dos recursos naturais, assim como o papel da preservação ambiental.
Um exemplo clássico é a utilização da água de reuso. Quando feita da forma correta, essa estratégia tanto preserva os recursos hídricos quanto gera economia para o produtor rural.
Desafios Socioeconômicos
Atuar na agricultura de uma forma sustentável envolve, claro, superar desafios socioeconômicos, com a migração de muitas pessoas para as grandes cidades e, também, a exploração de diferentes atividades em diversas regiões do Brasil.
Com o grande potencial econômico, a agricultura atualmente conta com os olhares dos investidores, que buscam retornos mais significativos em suas empreitadas.
Isso, claro, alinhado com a adoção de boas práticas, seguindo os princípios relacionados com ESG, o que permite atrair ainda mais investidores e, também, clientes.
Dessa forma, é possível afirmar que a agricultura está diretamente relacionada com a sustentabilidade, em uma gestão que envolve práticas modernas, com o suporte das novas tecnologias.