• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 4 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

A revolução prateada: o novo protagonismo do consumo maduro no Brasil

Redação por Redação
19/10/2025
em Economia
A A

LEIA TAMBÉM

Estoques de petróleo nos EUA sobem 600 mil barris, contrariando projeção de queda

Brasil deve ampliar vendas externas de frango em 2025 apesar das barreiras sanitárias

Enquanto marcas disputam a atenção dos jovens, um público com poder de compra trilionário redefine o mercado de consumo e o conceito de longevidade.

As pessoas maduras estão movendo uma revolução silenciosa — e bilionária. No Brasil, esse público já responde por um consumo que cresce três vezes mais rápido do que o dos mais jovens e movimenta impressionantes R$ 2 trilhões ao ano, segundo dados recentes do setor. Mesmo assim, 63% das marcas ainda concentram seus esforços de marketing nos millennials, deixando um oceano de oportunidades praticamente inexplorado.

No Fórum CEO Brasil 2025, a CEO e fundadora da Spark:Off, Andrea Bisker (@andreabisker), encerrou o evento com uma provocação que ecoou entre os executivos: “Vocês estão olhando para este mercado com a seriedade que deveriam?”
Especialista em tendências de consumo e comportamento, Andrea destacou a urgência de compreender a chamada economia prateada, que engloba pessoas acima dos 50 anos — um público ativo, conectado e com crescente expectativa de vida e longevidade profissional.

Inovação a serviço da maturidade

Bisker trouxe exemplos de empresas que já entenderam o potencial dessa transformação. Um deles vem da LG, que desenvolveu um ar-condicionado com inteligência artificial voltado para ajudar mulheres na menopausa a regular a temperatura durante os “fogachos” noturnos.
O caso ilustra uma tendência global: produtos e serviços desenhados para o conforto, o bem-estar e a autonomia das pessoas maduras, em vez de reforçar estereótipos de fragilidade ou exclusão.

Um mercado que quer ser ouvido — e representado

O crescimento desse público não se reflete apenas nos números, mas também em valores. As novas gerações de 50+, 60+ e 70+ buscam propósito, prazer e representatividade — e rejeitam narrativas que os colocam como “aposentados” ou “desconectados”.
São consumidores que viajam, investem, cuidam da saúde, aprendem novas habilidades e exigem experiências personalizadas. Ao ignorar esse público, as marcas não apenas perdem relevância, como deixam de participar de uma das maiores transformações demográficas e culturais da história recente.

O futuro é prateado

A economia da longevidade redefine o que significa envelhecer — e o que significa ser consumidor. Mais do que uma faixa etária, trata-se de um estado de espírito ativo, consciente e exigente.
Como ressaltou Andrea Bisker, compreender e valorizar esse público não é uma ação de inclusão: é uma estratégia de crescimento e sustentabilidade de negócios. As marcas que entenderem isso primeiro serão as que liderarão o mercado na próxima década.

Tags: EconomiaRevolução prateada
Anterior

O novo luxo é o silêncio: como o “turismo da paz” virou símbolo de status

Próximo

Falha no Amazon Web Services derruba sites e serviços em todo o mundo

Redação

Redação

Leia também

Leilão da ANP para Exploração de Petróleo e Gás Inclui Áreas Sensíveis e Desafia Justiça
Economia

Estoques de petróleo nos EUA sobem 600 mil barris, contrariando projeção de queda

por João Pedro Camargo Corenciuc

A divulgação dos dados de estoques de petróleo e derivados dos Estados Unidos, feita pelo Departamento de Energia (DoE), revelou...

Leia maisDetails
Brasil prevê queda nas exportações de frango em 2025 com impacto da gripe aviária

Brasil deve ampliar vendas externas de frango em 2025 apesar das barreiras sanitárias

Pobreza recua no Brasil: 8,6 milhões saem da condição e 1,9 milhão deixam a miséria

Pobreza recua no Brasil: 8,6 milhões saem da condição e 1,9 milhão deixam a miséria

Tensão com desigualdade de renda está entre as principais tendências mundiais, revela Ipsos

Tensão com desigualdade de renda está entre as principais tendências mundiais, revela Ipsos

China e ASEAN Ampliam Acordo de Livre Comércio para Novas Fronteiras

China mira crescimento de 5% do PIB em 2026 para conter pressões deflacionárias

Indústria de materiais de construção cresce 1,6% em abril, aponta Índice ABRAMAT/ECCONIT

Produção industrial perde ritmo e mostra desempenho desigual entre setores

Próximo
AWS da Amazon investirá US$ 11 bilhões na Geórgia

Falha no Amazon Web Services derruba sites e serviços em todo o mundo

Etanol entra na pauta de negociações comerciais entre Brasil e EUA

Etanol entra na pauta de negociações comerciais entre Brasil e EUA

Hural Dynamics apresenta ao setor agrícola serviço de locação de robôs pulverizadores

Hural Dynamics apresenta ao setor agrícola serviço de locação de robôs pulverizadores

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.