A Itaú Gestão de Ativos (IGA), spin-off da área de Compras e Patrimônio do Itaú Unibanco, se posiciona como referência em estratégias para aumento de produtividade, redução de custos e geração de valor sustentável, usando como base tecnologia de ponta e expertise de mais de 400 colaboradores. Entre 2023 e 2025, a companhia prevê gerar mais de R$ 800 milhões em economia e novos negócios para seus clientes, administrando um baseline de R$ 3 bilhões.
Com foco em gastos indiretos, a IGA atua em negociações estratégicas de contratos, consolida compras de materiais e equipamentos, e monetiza ativos não financeiros. Cláudio Arromatte, diretor geral da IGA, destaca que os diferenciais da companhia estão em oferecer eficiência com inteligência, conectando a experiência dos colaboradores à força do Itaú Unibanco, além do modelo de remuneração por sucesso. “Isso nos permite implementar soluções que reduzem custos diretamente e ampliam a margem de lucro das empresas, gerando valor significativo e no longo prazo para os nossos clientes. Nosso modelo de remuneração também é importante: só ganhamos quando o cliente ganha. Essa relação de sucesso compartilhado é o que move nossa operação”, informa o executivo.
Um dos grandes destaques da operação é o Mercado IGA, um marketplace corporativo que conecta compradores e vendedores para negociações em grande escala, proporcionando vantagens competitivas para empresas de médio e grande porte. Desde a sua criação, o modelo já gerou R$ 41 milhões em economia. “Com o Mercado IGA, conseguimos negociar diretamente com fornecedores para garantir condições que um cliente individual não alcançaria sozinho. Um exemplo foi a compra de 30 mil notebooks em uma única negociação entre um fornecedor e o Itaú Unibanco – 20 mil ficaram sob uso da instituição e 10 mil deles foram alocados para os clientes da IGA, trazendo economia de escala para todos os envolvidos”, conta Arromatte.
Em seus dois anos de operação, a IGA já conquistou 136 clientes, incluindo empresas como Claro, Dexco, Ligga, Cubo, Pravaler e Recovery. Além disso, gerencia operações internas do Itaú Unibanco, que atualmente representam cerca de 80% da receita total da empresa. “Hoje, gerenciamos uma carteira que movimenta mais de R$ 16 bilhões em compras por ano, além de R$ 6,3 bilhões em ativos não financeiros e mais de 1 milhão de m² em espaços corporativos. Analisamos os contratos e conseguimos observar onde há um potencial de economia ao cliente. Dessa forma, atuamos como um parceiro estratégico na redução de custos e alavanca de eficiência”, finalizar o executivo.
A IGA já registrou R$ 362 milhões de economia com monetização de ativos; R$ 101 milhões com outsourcing; R$ 94 milhões com gestão de viagens corporativas; e R$ 2 milhões com soluções digitais e de impressão.