No próximo dia 05/12, a Casa do Zezinho e a SoulCode realizarão a celebração de conclusão de curso da terceira turma de jovens, com mais de 40 alunos, no curso de programação. A parceria entre a ONG e a edtech – que promove impacto social por meio da educação tecnológica, inclusão digital, diversidade e aumento dos índices de empregabilidade e renda – tem como objetivo oferecer o letramento digital para jovens e adolescentes da comunidade.
O projeto traz como propósito trabalhar pela inclusão, gerando perspectiva e oportunidade de futuro por meio da formação tecnológica a custo zero. A ação promove inclusão, diversidade e impacto aos mais vulneráveis.
Os jovens beneficiados pela carreira de programação também geram impactos dentro da própria comunidade, criando sites para os comércios, empreendedores e escritores locais, por exemplo. Uma ex-aluna se tornou professora do projeto, em formato híbrido, mostrando que não existem barreiras de capacidade e sim de oportunidades. É a inclusão digital gerando retornos concretos na base da pirâmide social.
Ao longo de 2022 e 2023, já foram formados mais de 120 jovens da região do Capão Redondo, onde fica localizada a instituição. E além da parceria na formação de jovens em carreiras de TI com a SoulCode, a Casa do Zezinho – organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes entre 06 e 11 anos da região – possui outros importantes projetos sociais com Aprender Brincando e Educação de Jovens para o Século XXI, com oficinas de educação, arte e tecnologia. A instituição foi fundada em 1994 por Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag.
Os jovens apresentarão seus projetos finais a todos os convidados que estarão presentes na celebração. O evento de formatura acontecerá na Casa do Zezinho, localizada em R. Anália Dolácio Albino, 77 – Parque Maria Helena, na capital Paulista.
Confira como foi o evento de formação de uma das turmas deste ano que traz depoimentos dos ex-alunos e atuais formados:
https://www.instagram.com/reel/CwX7UBagJqP/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ==
Sobre a SoulCode Academy
A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. A edtech traz uma metodologia diferenciada que capacita em carreiras de tecnologia, com quatro frentes para educação em TI que inclui hard skills e soft skills , inteligência artificial, mentoria e aulas de inglês; em uma metodologia que foca no aprendizado ágil e acelerado.
O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos.
Tendo como sócios-fundadores Carmela Borst, Fabricio Cardoso e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas. A SoulCode passou a integrar como signatária em 2023 do Movimento Elas Lideram 2030 do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres cujo objetivo é reunir empresas comprometidas com a paridade de gênero em cargos de alta liderança até 2030.
A sócia-fundadora, idealizadora e CEO da SoulCode Academy, Carmela Borst, foi vencedora na categoria Educação de Qualidade do prêmio “Rise and Raise Others”, um reconhecimento promovido pela ONU Mulheres EUA, que destaca as conquistas que mulheres alcançaram apoiando e inspirando outras mulheres e meninas de todo o mundo. Além disso, Carmela também é conselheira das ONGs Casa do Zezinho, Gerando Falcões, Instituto Ser+, e voluntária da CUFA – Central Única das Favela.